publicações-rumo

Publicações

Notícias


Desenbahia destina recursos para prefeituras

31 de maio de 2013

Na Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia) sobram recursos para os municípios. Para 2013, foram disponibilizados R$ 50 milhões, contudo, apenas R$ 10 milhões foram contratados até o momento. Segundo o Gerente de Médias e Grandes Empresas da Desenbahia, Fábio Moncorvo, a maioria dos municípios possui margem em seus orçamentos para contratação de empréstimos, entretanto, a falta de certidões positivas impede a liberação dos recursos.

Segundo Fábio Moncorvo, o problema é essencialmente de gestão municipal. Os impactos deste cenário atingem mesmo a execução de programas estaduais como o Financiamento de Ambulâncias para Prefeituras (ProSaúde). O programa prevê a compra de ambulâncias com recursos da Desenbahia, sendo 90% do dinheiro posteriormente ressarcido pelo governo estadual. Ou seja, a maioria das prefeituras não está apta a contratar legalmente o crédito.

O Cadastro Único de Convênios (CAUC), do Governo Federal registra que dos 417 municípios baianos, 393 estão na relação de inadimplentes perante órgãos federais, o que equivale a 95% dos municípios. Assim, no momento, apenas 24 municípios da Bahia estão em situação de adimplência, com toda a documentação em dia e aptas, portanto, a firmar convênios com governos estadual e federal ou pleitear financiamento junto a instituições financeiras, informa o jornal A Tarde.

O Coordenador de Captação de Recursos da União dos Municípios da Bahia (UPB), Joelson Azevedo, avalia que o atual cenário não está na escassez de recursos, mas na falta de prestação de contas das prefeituras. “Hoje, a maior parte dos problemas é na área da administração e na contabilidade”. A presidente da UPB, Maria Quitéria Mendes, prefeita de Cardeal da Silva confirma: “A solução para as prefeituras é qualificar as equipes, contratar funcionários de perfil técnico e capacitá-los”. A Desenbahia vai continuar disponibilizando recursos para as prefeituras. 

Fonte: Assessoria de Comunicação/ Desenbahia

Mais notícias