publicações-rumo

Publicações

Notícias


Desenbahia completará 12 anos com novo presidente

31 de agosto de 2013

Vitor Lopes é o novo presidente da Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia). A posse aconteceu nesta quinta-feira (12/09), na sede da instituição, em Salvador. Para um auditório lotado, o novo presidente, funcionário de carreira da agência, destacou que trabalhará pela interiorização do crédito e pelo aperfeiçoamento constante do corpo funcional. “É com grande satisfação que assumo o cargo. A agência pode contribuir ainda mais para o desenvolvimento da Bahia. Temos metas audaciosas a alcançar, mas sem descuidar da qualidade do crédito. Assumo com entusiasmo, dedicação ao trabalho, pé no presente e olhos no futuro”, afirmou em seu discurso de posse.

O ex-presidente, Aristóteles Menezes, agradeceu a oportunidade e destacou o aprendizado que levará para o cargo que assume agora, na diretoria de Seguros, Previdência e Capitalização da Caixa Econômica Federal, em Brasília. “A presença aqui foi curta, um ano e três meses, mas intensa. Aprendi muito. Tenho certeza que a equipe que está entrando fará as entregas que o governo e a sociedade da Bahia precisam”, frisou.

A ABDE foi representada na cerimônia de posse pela assessora de comunicação, Thais Sena.

ExperiênciaO nome de Victor foi aprovado para a presidência da Desenbahia pelo Conselho de Administração da agência na última quarta-feira (11/09). Mestre em economia pela Universidade Federal da Bahia, Lopes foi Gerente de Estudos e Assessoria da Desenbahia entre 2003 e 2012 e chefe de gabinete da Presidência em 2012. Desde então, assumiu o cargo de Diretor de Negócios.

Agora como presidente, ele pretende garantir a continuidade do trabalho e do planejamento estratégico 2012-2015. “Para mim é uma grande satisfação assumir a presidência da Desenbahia. Entendo que a instituição pode contribuir muito com o projeto de desenvolvimento econômico com inclusão social do Governo Jaques Wagner, projeto que sempre acreditei desde o início da minha longa trajetória como economista e militante político. A economia baiana, impulsionada pelos investimentos industriais e em infraestrutura, vive um momento de pujança mais forte que a economia nacional e a Desenbahia tem relevante papel a cumprir”.

O novo presidente também destacou o trabalho realizado por Aristóteles de Menezes. “Foi muito importante para a Desenbahia, dada a sua vasta experiência no setor bancário e sua arrojada capacidade de gestão”.

Lopes ressaltou ainda que a agência deve aprimorar sua política de interiorização do crédito, através dos Gerentes de Negócios que atuam no interior e com a ampliação do microcrédito produtivo. “Hoje temos um planejamento estratégico bem estruturado, com metas desafiadoras em busca da sustentabilidade, com uma missão bem definida que é oferecer soluções técnicas e financeiras para a melhoria da vida da população baiana”. 

Para ele, os elementos-chaves para o desenvolvimento institucional são a melhoria de processos e sistemas para atender de forma mais rápida os clientes que buscam financiamento e o aperfeiçoamento contínuo do corpo funcional. “Como agência de fomento do estado, a Desenbahia deve buscar cada vez mais contribuir com a execução das políticas públicas através de estreita relação com as secretarias de estado. Essa maior aproximação proporciona desde a ampliação do microcrédito e do crédito para as pequenas e médias empresas, como também a estruturação de operações mais complexas como as concessões e parcerias público-privadas e a atuação mais expressiva na política de atração de investimentos para o estado”.

Vitor Lopes assegurou que sua experiência de 10 anos na instituição colaborou para uma visão sistêmica do seu funcionamento e do caminho e estratégias a serem seguidos. “Por tudo isso é com muita honra e entusiasmo que dirigirei a Desenbahia, com muita dedicação e trabalho, com os pés no presente e os olhos voltados para o futuro”, concluiu.

Mais notícias