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Desembolsos do BDMG em 2011 chegaram a R$ 1,37 bilhão

31 de dezembro de 2011

Os desembolsos do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) em 2011 chegaram a R$ 1,37 bilhão, mantendo o mesmo patamar de 2010 quando o Banco alcançou o recorde com R$ 1,39 bilhão em recursos liberados. Para o diretor da área de Negócios com o Setor Privado, Fernando Lage de Melo, o BDMG demonstra, com este balanço, ampla capacidade de consolidação de seu desempenho operacional, mesmo em períodos de enfrentamento dos efeitos causados pela crise econômica internacional no Brasil.

Só as micro, pequenas e médias empresas receberam R$ 378,8 milhões e 208 municípios foram beneficiados com R$ 196 milhões para obras de infraestrutura urbana e compra de máquinas  e equipamentos nas diversas regiões do Estado, R$ 55 milhões a mais que em 2010. 
 
Para o diretor, os destaques foram o aumento do uso de recursos próprios e de repasses do BNDES, e a retomada, depois de muitos anos, das operações de captação no mercado, ampliando a capacidade de financiamento do banco. Fernando Lage informou que o crescimento dos financiamentos com recursos do BNDES passaram de 24% em 2009, com desembolso de R$ 251 milhões, para 34% em 2011, com desembolso de R$ 450 milhões. Também as liberações com recursos próprios do BDMG, que em 2010 representavam 20% das operações, no ano passado chegaram a 33% dos recursos liberados, previsão, para este ano, de chegar a 40%.

2012: o desafio de alcançar mais clientes – Em 2012, o BDMG quer levar seus recursos para seis mil clientes em todo o estado, e embora o número seja quase o dobro do alcançado em 2011 –  por volta de 3,2 mil – várias decisões foram tomadas  para que o objetivo seja atingido. Uma das iniciativas foi o lançamento, em meados do ano passado, do projeto Correspondentes Bancários BDMG, junto a cooperativas crédito de Minas. Até agora 36 estão credenciadas e a expectativa é fechar o ano com 70 cooperativas, número suficiente para cobrir todo o estado. Outro importante projeto que dará sustentabilidade ao aumento do número de clientes é a melhoria no atendimento, inclusive via call Center, que, segundo estimativas, deverá trazer para a casa cerca de 20% de novos clientes em 2012.

Bernardo Tavares de Almeida, diretor da Área de Desenvolvimento Sustentável, que abriga o atendimento às micro e pequenas empresas e aos municípios mineiros, disse que a base para o salto no número de clientes já está pronta. Ele acredita que o Banco começa uma nova fase dando prioridade ao atendimento àqueles que têm maior dificuldade de acesso ao crédito e que são os responsáveis pela maioria dos empregos gerados. Entre os projetos que estão preparando o BDMG para esta nova fase, Bernardo destaca também o convênio com a Fapemig lançado em meados do ano passado, para apoiar empresas com projetos inovadores e que tem até agora enquadramento da ordem de R$ 35 milhões. “É importante o apoio à inovação não só para dar mais qualidade aos empregos gerados pelas empresas mineiras, mas também para que tenham maior competitividade” disse. 

 

Foto: Ayhan Yildiz/SXC

Fonte: Assessoria de Comunicação/BDMG

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