publicações-rumo

Publicações

Notícias


Desafios e oportunidades do microcrédito são debatidos em fórum realizado no RN

Desafios e oportunidades do microcrédito são debatidos em fórum realizado no RN

24 de maio de 2024

A força do empreendedorismo e os obstáculos que ainda precisam ser superados no acesso ao microcrédito foram o foco central dos quatro painéis de discussão promovidos durante o Fórum Debate para o Desenvolvimento, realizado em Natal (RN), nesta quinta-feira (23/5), no auditório do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), na capital do Rio Grande do Norte, Natal.

O evento foi promovido pela Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE), Agência de Fomento do Rio Grande do Norte (AGN) e do Sebrae, com apoio da Frente Parlamentar Mista de Apoio ao Sistema Nacional de Fomento para o Financiamento ao Desenvolvimento (FPSNF).

No primeiro painel, denominado Microfinanças como estratégia e política de desenvolvimento e geração de impacto social, que teve como moderadora Ruth Susana Maia, coordenadora de crédito orientado do Sebrae do Rio Grande do Norte, o destaque foi apresentar as microfinanças como ferramenta vital na luta contra as desigualdades sociais, já que proporciona aos pequenos empreendedores o acesso a recursos financeiros que são essenciais.

“A gente sabe que a questão do acesso a crédito não é fácil, mas é um processo para quem vai em busca dele. E o Sebrae tem várias iniciativas que podem contribuir para que esse processo seja assertivo e que que auxiliam o empreendedor nessa tomada do crédito consciente, planejado e orientado”, disse a moderadora.
Ela detalhou que a instituição conta com diversas parcerias com instituições e oferece programas de educação financeira. “Temos uma consultoria gratuita de seis horas, onde um agente de crédito vai ao empresário analisar toda a situação financeira da empresa dele, calcular a capacidade de pagamento e isso ajuda muito na hora de tomada do crédito”, disse.

No segundo painel, que tratou sobre Experiências em microfinanças: como desbravar novos caminhos para superar os desafios nacionais, a presidente da Associação Brasileira de Entidades Operadoras de Microcrédito e Microfinanças (ABCRED), Isabel Bággio, que foi moderadora, contou que a associação possui 37 associadas de Norte ao Sul do Brasil.

“Emprestamos até agora, em valores atualizados e corrigidos, R$ 20 bilhões de reais em 22 anos. Claro que esses valores estão concentrados mais nos últimos anos, mas são valores bastante específicos. Desse montante, 60% são créditos concedidos para mulheres”, contabilizou.

No terceiro painel, Turismo como vetor de desenvolvimento local e o papel das IFDs para acelerar o acesso ao crédito das MPEs, a secretária de Turismo do Rio Grande do Norte, Solange Portela, destacou que não há grandes indústrias na região e o turismo é a principal atividade econômica com a energia renovável com petróleo. “O turismo realmente tem esse impacto positivo na economia do Estado. Nós sempre ressaltamos a capacidade que o turismo tem de integrar toda a cadeia produtiva. São mais de 50 setores envolvidos, apesar de no primeiro momento sempre se pensa na questão de agências de viagens, companhias aéreas, meios de hospedagens”, explica.

No Fishbowl (Método Aquário): O poder transformador do crédito aos pequenos negócios como mecanismo indutor do empreendedorismo, inovação, inclusão social e diversidade na cadeia turística, a gerente da Unidade de Empreendedorismo Feminino do Sebrae Nacional, Renata Malheiros, falou sobre o papel transformador do crédito aos pequenos negócios, que ela considera um mecanismo indutor de empreendedorismo, inovação, inclusão, social e diversidade.

Assista ao vídeo completo do Fórum, com as falas dos demais participantes e perguntas respondidas durante os painéis, clicando neste link.

Mais notícias