publicações-rumo

Publicações

Notícias


Cresol realiza X Fórum de Crédito Rural

Cresol realiza X Fórum de Crédito Rural

9 de junho de 2023

A Cresol realizou o X Fórum de Crédito Rural do Sistema Cresol Central Brasil, no dia 06 de junho, em Laguna (SC), com público de 150 pessoas entre diretores e funcionários da área de crédito das cooperativas. A atividade contou com o apoio do Banco Regional do Extremo Sul (BRDE) e do Sescoop.

O Fórum foi criado devido a necessidade de aperfeiçoamento técnico e político, bem como de refletir sobre o papel fundamental do crédito rural para desenvolvimento dos cooperados e empreendimentos rurais. Para o Diretor de Negócios do Sistema Cresol Central Brasil, Bráulio Zatti, o Fórum de Crédito é um espaço propício para fortalecer as parcerias com as demais instituições, bem como estabelecer novas conexões e colaborar na busca por soluções que atendam às demandas emergentes do setor agropecuário.

Zatti reforçou os avanços e melhorias nos processos de liberação de crédito aos cooperados ao longo dos anos. “Com certeza temos hoje uma agricultura mais forte, com qualidade de vida melhor. Esperamos que possamos melhorar cada vez mais, ver os recursos bem aplicados e mudando a vida daqueles que são a razão de estarmos aqui: os cooperados”, destacou.

O diretor parabenizou os coordenadores e funcionários das cooperativas que atuam diretamente com o crédito rural, pois o ano agrícola 2022-2023 foi um dos melhores para a Cresol. “Trabalhamos para facilitar o acesso ao crédito, para qualificar tanto a liberação quanto a aplicabilidade dos recursos e já estamos preparados para o próximo Plano Safra”, salientou Zatti. “Esperamos que seja anunciado um excelente montante para atendermos nossos agricultores”, finalizou.

Maurício Mocelin, da superintendência do BRDE agência de Porto Alegre, enfatizou que a parceria com a Cresol é fundamental. “É uma parceria de mais de 20 anos e graças a parceiros como vocês conseguimos chegar lá na ponta, atender quem precisa do crédito e melhorar a qualidade de vida das pessoas que é nosso propósito”, salientou Mocelin.

Produção de alimentos saudáveis 

Durante o evento foram apresentados dois programas que serão colocados na pauta do Conselho de Administração do Sistema Cresol Central Brasil. O Programa de Apoio a Produção de Alimentos Saudáveis e o Programa de Apoio às Feiras Municipais da Agricultura Familiar.

O presidente do Sistema Cresol Central Brasil, Elias José de Souza, destacou que o fórum proporcionou o debate das estratégias para a Cresol seguir apoiando a produção de alimentação saudável. “O agronegócio tem um papel fundamental para a economia brasileira, para a exportação de commodities e o equilíbrio da balança comercial, mas é muito importante também fomentar a agricultura familiar na produção de alimentos saudáveis que chegam à mesa dos brasileiros”, ressaltou.

O Diretor de Negócios, Bráulio Zatti, comentou que os programas dialogam com o produtor ao financiá-lo para que possa ter uma produção cada vez melhor. Contribui com quem vai fazer a feira, bem como com o consumidor. “Já temos muitas experiências, mas queremos melhorar”, disse Zatti. Elias de Souza também frisou as várias experiências já fomentadas pela Cresol, mas esse é um desafio para as mais de 200 agências trabalharem com os programas.

Algumas das experiências com produção de alimentos orgânicos foram apresentadas pelas bases regionais durante o evento. Além disso, também foram mostradas histórias de cooperados que contaram com o crédito da Cresol para melhorar a propriedade e consequentemente a qualidade de vida. É o caso de uma família de cooperados que financiou as primeiras vacas de leite com a Cresol. Depois a primeira ordenha. E hoje, já investiu em uma grande estrutura com ordenhas robotizadas. Isso demonstra o quanto o crédito da Cresol proporciona que os pequenos produtores possam crescer e também o crescimento da cooperativa para continuar a atendê-los.

O X Fórum do Crédito Rural contou com a presença da coordenação geral da Fetraf/SC, Jandir José Selzler; 1º vice-presidente da Fetag/RS, Eugênio Edevino Zanetti, coordenação geral da Fetraf/RS, Douglas Cenci; coordenação estadual de Políticas Públicas da Epagri/SC, engenheiro agrônomo Hoilson Fogolari; representantes da Unicafes Gervásio Plucinski e Genês da Fonseca; diretor de controladoria da Cresol Central Brasil Nilclésio Gabiatti e diretor administrativo Miguel Antônio Steffens.

Já as mesas de trabalho contaram com a participação de representantes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Banco Central do Brasil, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Fetraf e Sebrae.

Fonte: Ascom/Cresol

Mais notícias