publicações-rumo

Publicações

Notícias


Credibahia chega a mais 26 municípios baianos

30 de abril de 2013

Prefeitos de 26 municípios baianos assinaram, na última quinta-feira (09/05), o Termo de Adesão ao Programa de Microcrédito do Estado da Bahia (Credibahia). A solenidade foi realizada na Governadoria, Centro Administrativo da Bahia (CAB), na presença do governador Jaques Wagner. O Credibahia é financiado pela Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia), administrado pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esportes, com apoio do Sebrae/Bahia.

Presente à solenidade, a presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Maria Quitéria, que é prefeita de Cardeal da Silva, lembrou da importância do Credibahia para o aquecimento da economia dos municípios baianos. “É uma alternativa, já que tira as pessoas da informalidade e proporciona oportunidades de negócio, gerando economia e riqueza para a região”, disse ela.

Segundo o governador Jaques Wagner o programa atende o lado social: “Minha intenção é reduzir os juros desse programa, hoje em 12% ao ano e, com isso, auxiliar mais ainda a população que trabalha”. Ele ressaltou que o programa tem uma taxa de inadimplência inferior a 2% e entende que é necessário unir esforços para a inclusão produtiva. A Bahia tem atualmente cerca de 208 mil empreendedores individuais e eles respondem por 60% dos empregos gerados.

Segundo o secretário de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Nilton Vasconcelos, uma pesquisa identificou o perfil dos beneficiados pelo programa: “cerca de 63% dos tomadores de empréstimos são mulheres, na faixa etária dos 36 a 50 anos, 70% usam crédito para capital de giro, 85% atuam na área do comércio e 45% tem ensino médio completo. Desde sua criação em 2002, o Credibahia contabiliza até o momento R$ 175,7 milhões em financiamentos através de 106 mil contratos. Com as novas adesões, o programa está presente agora em 189 municípios com 165 postos de atendimento, sendo que 93 deles estão na região do semiárido”.

Fonte: Assessoria de comunicação/Desenbahia

Mais notícias