publicações-rumo

Publicações

Notícias


Copom eleva Selic a 11,75% ao ano

30 de novembro de 2014

O Comitê de Política Monetária (Copom) decidiu nesta quarta-feira (03/12), por unanimidade, elevar a taxa de juros Selic em 0,5 p.p., a 11,75% ao ano, conforme esperado pelo mercado. A decisão ocorreu após elevação de 0,25 p.p no último encontro.

O Banco Central sinalizou que, mesmo tendo optado pela intensificação do ritmo de aumento, acredita que os efeitos da política monetária são cumulativos e defasados, portanto o ajuste deverá ser menos intenso nas próximas reuniões.

Segue o comunicado na íntegra:

“O Copom decidiu, por unanimidade, intensificar, neste momento, o ajuste da taxa Selic e elevá-la em 0,50 p.p., para 11,75% a.a., sem viés.

Considerando os efeitos cumulativos e defasados da política monetária, entre outros fatores, o Comitê avalia que o esforço adicional de política monetária tende a ser implementado com parcimônia”.

Votaram por essa decisão os seguintes membros do Comitê: Alexandre Antonio Tombini (Presidente), Aldo Luiz Mendes, Altamir Lopes, Anthero de Moraes Meirelles, Carlos Hamilton Vasconcelos Araújo, Luiz Awazu Pereira da Silva, Luiz Edson Feltrim e Sidnei Corrêa Marques.

O comunicado veio bem diferente do último:

“O Copom decidiu elevar a taxa Selic para 11,25% a.a., sem viés, por cinco votos a favor e três votos pela manutenção da taxa Selic em 11,00% a.a. Para o Comitê, desde sua última reunião, entre outros fatores, a intensificação dos ajustes de preços relativos na economia tornou o balanço de riscos para a inflação menos favorável. À vista disso, o Comitê considerou oportuno ajustar as condições monetárias de modo a garantir, a um custo menor, a prevalência de um cenário mais benigno para a inflação em 2015 e 2016”.

A ata que será divulgada na próxima semana trará maiores indicações das ações do Banco Central. 

Fonte: Banco Central / Com Equipe ABDE

Mais notícias