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Copa 2014: Sebrae lança capacitação para empreendedores

29 de fevereiro de 2012

O Integra, uma parceria entre o Sebrae e a Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), foi lançado, nesta terça-feira (20/03), em São Paulo. O foco do programa está na capacitação de pequenas empresas e na formalização de empreeendedores, que receberão cursos gerenciais e poderão obter um selo após o cumprimento de metas. O objetivo é estimular o crescimento sustentável e a competitividade de quem quer empreender ou quem já tem um negócio.

Para a coordenadora do projeto pelo Sebrae, Valéria Barros analisa, o crescimento da classe C fez com que o Brasil deixasse de ter uma pirâmide social e passasse a ter um losango. Por isso, segundo ela, é preciso que o Sebrae chegue às classe C, D e E de forma a integrar essas pessoas aos grandes eventos que estão chegando e irão gerar milhares de oportunidades e empregos. “O Integra é um projeto arrojado, que pode ser um grande começo para ainda quem está à margem do mercado de trabalho e ter a oportunidade de entrar, concorrer e ser competitivo”, disse Valéria.

Com duração de dois anos, o Integra será adotado inicialmente nas capitais dos 12 estados-sede da Copa do Mundo de 2014. A meta  é capacitar 50 mil pessoas, conceder o selo a 15 mil estabelecimentos empresariais, formalizar 6.000 empreendedores individuais (EI) e capacitar 3.000 destes.

“A Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil também irá se articular com instituições financeiras públicas e privadas com a finalidade de permitir o acesso mais facilitado a financiamentos e outros serviços. Vamos incentivar as práticas do associativismo”, disse Valério Figueiredo, coordenador nacional do Integra pela CACB.

Para o presidente da Federação das Associações Comerciais de São Paulo (Facesp), Rogério Amato, com o programa as pequenas empresas e os empreendedores vão aproveitar as oportunidades econômicas que a Copa do Mundo vai trazer para o Brasil. “Assim como na África do Sul, as pequenas empresas brasileiras precisam estar em grandes grupos para atender à demanda dos visitantes que estarão no país à época”.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação /Sebrae

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