Notícias
Como negociar, cobrar e recuperar crédito
31 de julho de 2011
A ABDE realizou, em sua sede, em Brasília, o curso Negociação, Cobrança e Recuperação de Crédito, com a participação de 17 gestores e técnicos de nove instituições associadas. Com dois dias de duração (11 e 12 de agosto), o curso foi ministrado pelo administrador de empresas e economista Luiz Afonso Cerqueira, que abordou os conhecimentos técnicos e as habilidades pessoais envolvidas nesses processos.
A atividade incluiu desde a identificação das causas da inadimplência até as estratégias de cobrança e de recuperação de créditos problemáticos. Cerqueira explicou, ainda, as particularidades de uma negociação feita por uma instituição financeira pública, que precisa ter um cuidado muito maior. “Por serem públicas, elas possuem menos flexibilidade do que as instituições financeiras privadas. Há muitas situações típicas do setor público. Por exemplo, na hora de negociar não é possível aplicar um desconto da taxa de juros porque as agências estão sujeitas à avaliação dos tribunais de contas”, alertou.
Calil Mansur, gerente de Recuperação de Crédito da Agência de Fomento do Estado de Mato Grosso (MT Fomento), elogiou o curso devido à abrangência dada ao tema. “Nessa área não existe receita de bolo. O tato é a melhor forma de conduzir a situação para não correr o risco de interromper a negociação no meio. Saber por que o cliente chegou a essa situação de inadimplência também é importante; e tudo isso é possível com diálogo”, resumiu.
Fonte: Ascom/ABDE.
CAIXA destinará R$ 3,5 bilhões para recuperar áreas degradadas
26 de setembro de 2025
Badespi leva Caravana de crédito e orientação a quatro municípios do Piauí em setembro
26 de setembro de 2025
No Dia da Amazônia, BNDES lança novo edital para apoiar até 6 projetos de restauração na bacia do Rio Xingu
25 de setembro de 2025
Badespi impulsiona economia do Piauí com salto histórico na concessão de crédito em agosto e planos de expansão
25 de setembro de 2025
ABDE está com oportunidade aberta para vaga de estágio na Diretoria Executiva
25 de setembro de 2025