publicações-rumo

Publicações

Notícias


Comissão debate mudanças nas análises de operações de crédito

31 de outubro de 2017

A Comissão de Assuntos Operacionais de Crédito se reuniu na última sexta-feira (24/11), no BNDES, no Rio de Janeiro. O encontro reuniu profissionais das instituições associadas para um debate sobre o desenvolvimento do país, com temas relacionados à operacionalização do crédito por parte das organizações. A reunião contou com a presença do presidente e do coordenador da comissão, João Luiz Agner Regiani e Thiago Tosatto, ambos do BRDE, e do secretário-executivo da ABDE, Marco Antonio A. de Araujo de Lima.

“Esse fórum tem uma relevância significativa, pois as instituições de fomento precisam estar preparadas para lidar com questões de desenvolvimento do país”, comentou Regiani.

Dentre os temas abordados no encontro, o BNDES apresentou o investimento realizado nas áreas de infraestrutura, especialmente educação, saúde, mobilidade pública, saneamento básico, com destaque para a expectativa de descontigenciamento de recursos. Na sequência, o gerente de Sistemas de Informação da Secretaria do Tesouro Nacional, Alberto Cardoso, explicou as mudanças nos pedidos de verificação de limites e condições, que a partir de 2018 serão obrigatoriamente analisados pelas instituições financeiras quando inferiores a R$ 5 milhões. A palestra foi seguida de uma apresentação dos associados sobre o tema.

O encontro também contou com exposições do Sebrae, sobre o Portal MPE e projetos de parceria com a ABDE, e novamente do BNDES, sobre a TLP e os novos empreendimentos. No momento ABDE Integrar, foram debatidas as alternativas de funding para as IFDs.

Para o secretário-executivo da ABDE, “2018 será um ano chave para o país, por isso temos que estar preparados para apresentar propostas concretas para retomarmos o desenvolvimento”.

 

 

Mais notícias