Notícias
Comissão de Assuntos Jurídicos da ABDE define agenda do ano
28 de fevereiro de 2013
A Comissão de Assuntos Jurídicos da ABDE, na primeira reunião do ano, que aconteceu nesta sexta-feira, na Agência de Fomento do Estado do Rio de Janeiro (AgeRio), definiu a agenda de trabalho para o ano. O coordenador Luiz Henrique Bevilacqua, diretor da área Jurídica da AgeRio, após um breve debate e consenso, estabeleceu que as reuniões acontecerão a cada quadrimestre, sendo as próximas em julho e novembro.
O passo seguinte foi definir os temas que mobilizarão as discussões ao longo do ano. Dentre as sugestões apresentadas estão a alienação fiduciária de bens imóveis, o direito cooperativo e a recuperação judicial. O seguro garantia também foi mencionado, sendo inclusive um assunto a ser levado ao 33º Seminário de Assuntos Jurídicos, que acontecerá no dia 22 de agosto. “Existe a necessidade de formar pessoas nesse tema. Há uma nova geração que precisa trilhar esse caminho, que é de alta complexidade. Alguns podem considerar que é um conteúdo batido. Mas temos uma renovação de 90% dos colaboradores, que devem saber mais sobre o seguro”, opinou Mário Saturnino Kruse, chefe da Consultoria Jurídica do BRDE.
Outro tópico lembrado foi a questão do direito ambiental, cuja legislação ainda não é de domínio de todos no campo jurídico. “Há dez anos, ninguém falava em direito ambiental”, lembrou Paulo Murillo Keller do Valle, assessor jurídico do Badesc. O assunto já mobiliza o Banco Central, que pretende lançar, no segundo semestre, uma resolução a ser adotada pelas agências de fomento e bancos de desenvolvimento. A resolução irá impactar nos critérios adotados para a concessão de crédito, nos quais os projetos deverão contemplar os impactos ambientais.
Sicredi discute financiamento de baixo carbono na COP 29 no Azerbaijão
28 de novembro de 2024
Cresol participa de painel sobre finanças sustentáveis na COP 29
28 de novembro de 2024
ABDE participa da 14ª edição do Encontro Nacional de Indústria
27 de novembro de 2024
BRDE no Paraná firma primeiro contrato com recursos de Letras de Crédito do Agronegócio
27 de novembro de 2024