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Comércio e serviços são mapeados em todo o país

31 de outubro de 2013

Os municípios paulistas são majoritariamente
possuidores de quatro ou mais pequenos bares e restaurantes por mil habitantes,
diferente de todos os demais estados brasileiros. No Rio de Janeiro, essa é uma
realidade restrita à capital e arredores.
Essas informações
fazem parte do Atlas Nacional de Comércio e Serviços, que está sendo lançado no Simpósio Brasileiro de Políticas Públicas
para Comércio e Serviços (Simbracs), em Brasília (DF).

Dentro da programação do evento desta quarta-feira (13/11), o Atlas será
tema da apresentação do gerente de Comércio e Serviços do Sebrae, Juarez de
Paula. A publicação é resultado de um trabalho conjunto entre Sebrae, Ministério
do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC),
Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea) e Instituto
Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com a apresentação geográfica dos indicadores relativos aos pequenos negócios
do Comércio e de Serviços, a publicação chega para auxiliar os
empreendedores na definição de investimentos e potencial dos negócios em cada
município brasileiro. 

Observando o Atlas percebe-se, por exemplo, que nos municípios do
litoral norte paulista e sul fluminense, em cidades como Ubatuba (SP) e Paraty
(RJ) ou em Bonito (MS) e Fernando de Noronha (PE),  existem mais de
20 estabelecimentos por mil habitantes de pequenos
negócios de Serviços
em geral. “O fato indica que a vocação turística de uma região fomenta o setor
de Serviços.
A partir do conhecimento do número de estabelecimentos por cada grupo de mil
habitantes, consegue-se uma maior precisão quanto ao potencial do negócio
analisado”, avalia o presidente do Sebrae, Luiz Barretto, ressaltando
a importância do atlas para o empreendedor.
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Dentro da programação do evento desta quarta-feira (13), o Atlas será
tema da apresentação do gerente de Comércio e Serviços do Sebrae, Juarez de
Paula. A publicação é resultado de um trabalho conjunto entre Sebrae, Ministério
do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC),
Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea) e Instituto
Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com a apresentação geográfica dos indicadores relativos aos pequenos negócios
do Comércio e de Serviços, a publicação chega para auxiliar os
empreendedores na definição de investimentos e potencial dos negócios em cada
município brasileiro. 

Esse aspecto fica mais evidente quando avalia-se a
concentração dos pequenos negócios do setor de beleza. O Atlas revela, por
exemplo, que as cidades de Torrinha
(SP) e Rezende
(RJ) apresentam uma proporção de pequenos negócios de
serviços em beleza e estética semelhante à
cidade do Rio de Janeiro, a única capital brasileira com mais de três empresas
do segmento por mil habitantes. “Isso pode indicar boa oportunidade para
aqueles que pretendem investir no comércio de cosméticos ou produtos e serviços
pessoais vinculados à imagem e bem-estar do consumidor”, analisa Barretto.
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analisado”, avalia o presidente do Sebrae, Luiz Barretto, ressaltando
a importância do atlas para o empreendedor.
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Dentro da programação do evento desta quarta-feira (13), o Atlas será
tema da apresentação do gerente de Comércio e Serviços do Sebrae, Juarez de
Paula. A publicação é resultado de um trabalho conjunto entre Sebrae, Ministério
do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC),
Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea) e Instituto
Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com a apresentação geográfica dos indicadores relativos aos pequenos negócios
do Comércio e de Serviços, a publicação chega para auxiliar os
empreendedores na definição de investimentos e potencial dos negócios em cada
município brasileiro. 

Fonte; Assessoria de Comunicação/ Sebrae

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