Notícias
Centro Sebrae de Sustentabilidade fecha 2012 positivo
30 de novembro de 2012
O ano de 2012 foi marcado pela inserção efetiva dos pequenos negócios na agenda da sustentabilidade. É o que mostra o balanço anual do Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS), que recebeu 5.780 visitantes à sua sede, em Cuiabá (MT). O relatório foi apresentado pelo superintendente do Sebrae em Mato Grosso, José Guilherme Barbosa Ribeiro, e pela coordenadora do CSS, Suênia Souza, ao diretor-técnico Carlos Alberto dos Santos, nesta semana na sede do Sebrae Nacional, em Brasília.
A sustentabilidade deixou de ser algo restrito ao movimento ambientalista para se inserir como estratégia de negócio das empresas, independente do seu porte, afirmou o diretor Carlos Alberto. “Para os pequenos negócios, além de um diferencial competitivo, produtos e serviços sustentáveis agregam valor à marca e à reputação das empresas”, assinalou.
A gestão de conhecimento foi uma das prioridades do CSS e gerou várias publicações, como uma série sobre sustentabilidade nos pequenos negócios, disponível no site www.sustentabilidade.sebrae.com.br. Somam-se oito cartilhas com dicas empresariais distribuídas aos seis mil funcionários do Sebrae. Foram produzidos também 12 boletins eletrônicos com informações e orientações.
A oportunidade para inserir os pequenos negócios definitivamente na pauta global do desenvolvimento sustentável foi consolidada com a Rio+20. O sucesso está nos números. Foram mais de oito mil visitas ao espaço dedicado à sustentabilidade nos pequenos negócios durante o evento no Rio de Janeiro. O tema foi amplamente debatido na imprensa nacional e resultou em 518 publicações divulgadas por 371 veículos de comunicação.
“O mais importante é que geramos conhecimento, trabalhando um conceito de sustentabilidade não só ligado ao meio ambiente, mas aplicado aos pequenos negócios. O empresário percebeu que sustentabilidade está ligada à competitividade”, afirmou Suênia Souza, coordenadora do CSS.
A partir da realização do Fórum Sebrae de Sustentabilidade, dos comitês e eventos temáticos, o CSS consolidou ainda um banco de dados formado por especialistas em sustentabilidade e outro de boas práticas empresariais que reúne casos de sucesso de 60 empresas de pequeno porte. “Isso só é possível por conta da integração nacional do Centro de Sustentabilidade com os empresários, parceiros e unidades do Sebrae nos estados”, destaca o superintendente em Mato Grosso, José Guilherme Ribeiro.
Desafios – O diretor-técnico do Sebrae aproveitou o momento e chamou a atenção para os desafios a serem superados em 2013. “Hoje não é necessário fazer um seminário para dizer que a sustentabilidade é importante. Precisamos mostrar, cada vez mais, soluções para problemas concretos das empresas. O desafio é massificar o conceito e ampliar a sustentabilidade nos pequenos negócios em geral”.
Fonte: Agência Sebre de Notícias/ ASN
ABDE participa da 14ª edição do Encontro Nacional de Indústria
27 de novembro de 2024
BRDE no Paraná firma primeiro contrato com recursos de Letras de Crédito do Agronegócio
27 de novembro de 2024
G20 Social: CAIXA assina Acordo de Cooperação Técnica com o Ministério da Igualdade Racial para criação de soluções financeiras inclusivas
27 de novembro de 2024
BNDES bate recorde de aprovações para a inovação com R$ 11,1 bilhões
26 de novembro de 2024
ABDE alerta para os riscos do PL 4395/2024 ao mercado de crédito e à segurança do FGC
26 de novembro de 2024