publicações-rumo

Publicações

Notícias


Carteira de crédito da Agência de Fomento Paulista cresce 88% em um ano

31 de dezembro de 2011

A carteira de crédito da Agência de Fomento Paulista/Nossa Caixa Desenvolvimento atingiu R$ 320 milhões em financiamentos em novembro de 2011, um crescimento de 88% em relação ao mesmo período de 2010.

Segundo o presidente da agência, Milton Luiz de Melo Santos, o otimismo do pequeno e do médio empresário paulista em 2011 pode ser medido pelo volume de investimentos em infraestrutura, ampliação e modernização realizados.

“A Agência de Fomento Paulista contribuiu para este cenário com a criação de linhas de financiamento, com o lançamento do Canal do Empresário e do posto avançado de atendimento no Sebrae de Campinas e, ainda, com a aproximação do empresário do crédito de longo prazo”, diz o presidente.

A instituição alterou, em julho do ano passado, as condições para a concessão de financiamentos voltados a projetos de investimentos: o pagamento, que antes era feito em até cinco anos, agora pode ser feito em até dez, por exemplo.

A iniciativa foi resultado de uma avaliação junto ao mercado, a qual apontou que prazos maiores favorecem os empresários, e, por isso, os encoraja a tomar crédito para investir na expansão e no desenvolvimento de seus negócios.

Novas linhas de financiamento

A criação de três linhas de financiamento para a iniciativa privada e de quatro para o setor público também gerou impacto sobre a carteira da agência de fomento.

As linhas para a cadeia de petróleo e gás e para as franquias têm taxas de juros de 8% ao ano (+IPC/FIPE) e prazos de pagamento, respectivamente, de até dez anos e de até cinco anos. Já a do Vale do Ribeira tem juro zero, subsidiado pelo governo do estado.

Para o setor público, a instituição criou as linhas de financiamento de distritos industriais, de centros de distribuição e abastecimento, de arenas multiuso e, ainda, de economia verde para municípios.

As linhas para o setor público, em geral, têm juros de 8% ao ano (+IPC/FIPE) e prazo de 72 meses. A exceção fica por conta da de economia verde, com juros de 6% ao ano (+IPC/FIPE) e prazo de 60 meses.

Mais perto do empreendedor

O site Canal do Empresário e o posto de atendimento avançado no Sebrae de Campinas, lançados em dezembro, prometem aproximar ainda mais o empreendedor da agência de fomento.

O novo portal reúne, em um só local, as principais informações e serviços existentes para o pequeno e o médio empresário. Notícias, agenda de eventos, palestras, seminários, cursos, estudos e pesquisas estão entre os serviços oferecidos.

Consultoria está entre os serviços disponibilizados no primeiro posto de atendimento da agência de fomento fora da capital, em Campinas. Os consultores atuam desde a indicação da linha de crédito mais adequada a cada projeto até a finalização do processo de concessão do financiamento.

Fonte: Assessoria de comunicação/ Agência de Fomento Paulista

Mais notícias