publicações-rumo

Publicações

Notícias


Caixa assina acordo pela preservação do Cerrado

31 de maio de 2012

A Caixa Econômica Federal assinou, no Rio de Janeiro, com o governo da Alemanha, contrato para administração de recursos de contribuição financeira para execução do Projeto Jalapão. A assinatura aconteceu no Riocentro, durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20 – 18-22/06)), com a presença do presidente da Caixa, Jorge Hereda, e representantes do KfW Bankengruppe, banco alemão responsável pela disponibilização dos recursos, da ordem de € 6 milhões.

Segundo do presidente da Caixa, Jorge Hereda, esse é um grande passo do banco, parceiro do governo federal para políticas ambientais e desenvolvimento sustentável. “Com todo o esforço para a política de crédito e redução de juros, somos o banco que mais cresce no país. Todas as ações da Caixa têm uma conseqüência importante para a sociedade. Esse é o primeiro passo da parceria com o KfW e de uma estrada longa” afirmou. Pelos termos do contrato, caberá à Caixa a administração dos recursos de contribuição financeira do governo alemão, para execução do Projeto de Cooperação Brasil-Alemanha para Prevenção, Controle e Monitoramento de Queimadas Irregulares e Incêndios Florestais no Cerrado – Projeto Jalapão. A doação será feita ao governo brasileiro, por intermédio do Ministério do Meio Ambiente, e repassada à ao banco para a gestão dos recursos. 

O objetivo geral do Projeto é aprimorar a prevenção e o controle de queimadas irregulares e incêndios florestais na Região do Jalapão (TO), contribuindo assim para a manutenção das funções do Cerrado como sumidouro de carbono, de relevância global, e como repositório da biodiversidade. A assinatura do Contrato de Contribuição Financeira está alinhada à missão da instituição e a dois de seus desafios estratégicos: consolidar-se como principal agente de políticas públicas do Governo Federal, ampliando a relação com todos os entes da administração pública; e ser referencial como banco focado na Responsabilidade Social Empresarial (RSE) e no apoio ao desenvolvimento regional sustentável. Para o presidente do KfW, Ulrich Schroder, “a Caixa é um dos principais parceiros no Brasil. Somos bancos similares com grande leque de clientes. Somos fortes para a linha de crédito habitacional, pequenas e médias empresas e essa cooperação vai resultar em muitas oportunidades de trabalho entre os bancos”, ressaltou. 

Eficiência Energética – O KfW Bankengruppe é um banco de desenvolvimento alemão voltado a melhoria sustentável das condições de vida econômica, social e ecológica. No âmbito da cooperação bilateral Brasil – Alemanha, a CAIXA e o KfW vêm estabelecendo parcerias em iniciativas voltadas a área ambiental. Atualmente, se encontra em fase de estudos e entendimentos, um empréstimo do banco alemão para a implementação de Linha de Crédito Caixa destinada à promoção da Eficiência Energética no Brasil. O objetivo da linha de crédito é estimular a consciência ambiental nas empresas brasileiras incentivando, por exemplo, a substituição dos equipamentos que agridam o meio ambiente por outros que utilizem energia limpa. As empresas interessadas deverão apresentar, ao banco, um estudo de viabilidade, comprovando a utilização de fontes alternativas de energia não poluente, para liberação do crédito.

Fonte: Assessoria de Comunicação/Caixa

Foto: SXC

ABDE promove 47º Enacon

21 de novembro de 2024

Mais notícias