publicações-rumo

Publicações

Notícias


BRDE recebe maricultores do litoral do Paraná

30 de setembro de 2013

Representantes da Associação de Nativos e Pescadores da Ponta Oeste, localidade da Ilha do Mel, pertencente ao município de Paranaguá, litoral do Paraná, se reuniram na última quarta-feira (23/101), em Curitiba, com técnicos da agência paranaense do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). A reunião, que também contou com a participação de representantes da Sicredi, da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab) e do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), teve como objetivo esclarecer dúvidas e estabelecer metas, entre ambas as partes, na busca de soluções financeiras necessárias para ampliar o projeto de cultivo de ostras e mexilhões no mar da Ilha do Mel. A atividade produz benefícios econômicos e sociais para pescadores ilhéus e suas famílias.

O projeto de maricultura, elaborado em 2005 pelo Emater, encaminhado pelo Ministério da Pesca e Aquicultura, liberou áreas de cultivo de moluscos que beneficia mais de 100 famílias no litoral do Estado. O plano vem crescendo a cada ano como uma alternativa melhor de fonte de renda aos pescadores artesanais. Atualmente, só a comunidade de Ponta Oeste, na Ilha do Mel, que possui cerca de 20 famílias e foi uma das primeiras agraciadas com o projeto do governo do estado, já produz 10 mil dúzias de ostras ao ano e já tem capacidade de elevar a produção para 50 mil dúzias de ostras por ano.

Para aumentar a produção existente e atender demandas comerciais de outros estados, os pescadores precisam de balsas náuticas dotadas de equipamentos para facilitar o recolhimento, elevação, limpeza e seleção das ostras e mexilhões. Para isso, com o acompanhamento técnico do Emater, os pescadores procuraram o BRDE com a finalidade de viabilizar o financiamento dos equipamentos que diminuirão sensivelmente o esforço realizado pelos maricultores e contribuirão para o aumento da produção e renda dos pescadores.

            A conversa com o casal Dircéia e Zoel Pereira, da associação, foi mediada pelo engenheiro agrônomo e assessor da diretoria lotado na Gerência de Planejamento, Alexandre Accioly, e pela gerente adjunta de Operações, Carmem Rodrigues Truite, que elogiou o esforço da comunidade na luta pela construção de novas soluções de renda para os pescadores. A gerente adjunta de Operações comentou ainda que o banco de fomento tem como missão promover ações de desenvolvimento econômico e social e fará de tudo para garantir o respaldo necessário para expandir e complementar o projeto de maricultura.

Também estiveram presentes na reunião Astrogildo José Gomes de Melo, engenheiro de pesca do Emater em Paranaguá e responsável pela elaboração do projeto técnico, Altair Araldi, engenheiro agrônomo da Seab, e Luís Filipe de Brito Salles, gerente de desenvolvimento da cooperativa de crédito Sicredi, instituição que poderá intermediar o financiamento.

Fonte e Foto: Assessoria de Comunicação/ BRDE

Mais notícias