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BNDES dá novo apoio à expansão do Metrô de São Paulo

31 de maio de 2013

O Banco Nacional de
Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou a concessão de dois
financiamentos, no total de R$ 2,3 bilhões, para o Estado de São Paulo expandir
o sistema de transporte de alta capacidade da região metropolitana paulistana,
o metrô.

Do total de empréstimos aprovados pelo BNDES, R$ 1,5 bilhão será destinado à
expansão da Linha 2- Verde do Metrô-SP, sentido nordeste da capital, no trecho
entre a estação Vila Prudente e o estacionamento Rapadura, entre os bairros de
Nova Manchester e Vila Formosa. A participação do BNDES será de 45,6% dos
investimentos totais.          

Outra operação aprovada pelo BNDES, no valor de R$ 800 milhões, prevê a
implantação da Linha 15 – Prata do Metrô, em sistema monotrilho, no sentido
leste da cidade, no trecho entre as estações Vila Prudente e Hospital Cidade
Tiradentes. Este projeto já havia recebido apoio do BNDES no valor de R$ 922
milhões, no ano passado. Considerando estes dois financiamentos, a participação
total do BNDES no projeto será de 37,6% do investimento total. 

Nos últimos cinco anos, o
BNDES financiou projetos de expansão do Metrô de São Paulo com apoio de R$
6,272 bilhões. O apoio de maior valor foi a expansão de 3,9 km da Linha 2, R$
1,579 bilhão, ligando as estações Alto Ipiranga e Vila Prudente, com compra de
16 novos trens. 

Linha 2 – Esta ampliação está dividida em duas
fases. O financiamento que o BNDES acaba de aprovar se destinará à primeira
etapa, que prevê a expansão entre a Estação Via Prudente e o Estacionamento
Rapadura, em um trecho com 5,5 km de extensão.

Esta fase abrange
quatro novas estações (Orfanato, Água Rasa, Anália Franco e Vila Formosa), um
pátio para o estacionamento das composições (Estacionamento Rapadura) e a
aquisição de 17 trens. 

Atualmente, a Linha 2 tem capacidade para transportar 515 mil passageiros por
dia útil. Ao final da primeira fase da expansão, estima-se que a Linha 2
transportará, aproximadamente, 1,2 milhão de passageiros. 

Está prevista a
geração de 1.044 empregos diretos durante a fase de implantação e 425 na fase
de operação e manutenção. Os empregos indiretos previstos serão 2.159, na fase
de implantação.

Linha 15 – Já a implantação da Linha 15-Prata irá
acrescentar 24,5 km à rede do Metrô de São Paulo e usará tecnologia de um
sistema de monotrilho em vias elevadas. O projeto prevê a implantação de 17
estações e dois pátios de estacionamento, além da manutenção de trens. Serão
adquiridos 54 trens, com capacidade de 1.000 passageiros cada

A área de influência
do projeto possui aproximadamente 1,5 milhão de habitantes. A capacidade de
oferta do sistema será de 550 mil passageiros/dia. Serão atendidos os distritos
de Vila Prudente, São Lucas, Água Rasa, Vila Formosa, Aricanduva, Cidade Líder,
Sapopemba, São Mateus, Parque do Carmo, São Rafael, Iguatemi, José Bonifácio,
Guaianazes e Cidade Tiradentes 

Durante a etapa de
implantação deste projeto serão gerados 3.009 empregos diretos, enquanto que na
fase de operação e manutenção serão 588. Já os empregos indiretos previstos
serão 6.888 na implantação do empreendimento e 234 na operação da Linha 15-Prata.

Fonte: Assessoria de Comunicação/ BNDES

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