Notícias
BNDES aprova empréstimo para a Linha 4 do metrô carioca
31 de março de 2013
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou empréstimo no valor de R$ 4,3 bilhões para o Governo do Estado do Rio de Janeiro. Os recursos destinam-se à implantação da infraestrutura da Linha 4 do metrô do Rio, que ligará a Barra da Tijuca, na zona oeste da cidade, a Ipanema, zona sul.
O financiamento aprovado representa 48,4% do valor total do projeto. Em janeiro de 2012, o BNDES já havia aprovado financiamento no valor de R$ 126,3 milhões, destinados somente à elaboração de estudos e projetos relativos à Linha 4 do metrô carioca.
No projeto desta nova linha, também está prevista a expansão da estação General Osório, em Ipanema, e o trecho de interligação entre as Linhas 1 e 4. A expansão do metrô agregará cerca de 16 km e 7 novas estações (contando com a expansão da general Osório) à rede metroviária do Rio de Janeiro. A previsão de geração de novos empregos é de 27.550. Deste total, 7.650 são empregos diretos e 19.900 indiretos.
A implantação da Linha 4, prevista no Plano Diretor de Transporte Urbano (PDTU) do Rio de Janeiro, não fez parte do compromisso da cidade do Rio de Janeiro perante o Comitê Olímpico Internacional (COI), por ocasião da candidatura do Rio a sediar os Jogos Olímpicos de 2016. Posteriormente, o governo do Estado incorporou o compromisso de realizar a ligação Barra-zona sul através da Linha 4 do Metrô.
A ligação será entre a estação Jardim Oceânico, na Barra da Tijuca, e a estação General Osório, em Ipanema. Independentemente do compromisso olímpico, esta é uma importante demanda de mobilidade da população e legado permanente da Rio 2016 para o sistema de transporte da cidade.
Fonte: Assessoria de Comunicação/ BNDES
Sicredi discute financiamento de baixo carbono na COP 29 no Azerbaijão
28 de novembro de 2024
Cresol participa de painel sobre finanças sustentáveis na COP 29
28 de novembro de 2024
ABDE participa da 14ª edição do Encontro Nacional de Indústria
27 de novembro de 2024
BRDE no Paraná firma primeiro contrato com recursos de Letras de Crédito do Agronegócio
27 de novembro de 2024