publicações-rumo

Publicações

Notícias


BNDES apoia 13ª edição do Festival do Rio

30 de setembro de 2011

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) apoia a realização do Festival do Rio 2011, evento do setor audiovisual que começa hoje e segue até o próximo dia 18, na cidade do Rio de Janeiro. A mostra, que chega a sua 13a edição, será aberta por sessão de gala do filme A pele que habito, do cineasta espanhol Pedro Almodóvar.

Os recursos aportados pelo BNDES destinam-se, sobretudo, ao eixo de negócios do evento, o RioMarket, que terá início nesta sexta-feira, 7. Trata-se do maior encontro do mercado de cinema e entretenimento da América Latina, cuja programação — gratuita no primeiro final de semana — está concentrada no armazém 6 do Cais do Porto.

É no RioMarket que acontecem as Rodadas de Negócios, reuniões entre produtores, empresas internacionais de coprodução e exibidores, com foco na comercialização.

Este ano, acontecerão os chamados RioScreenings, apresentações de produtos audiovisuais em cabines abertas a um público formado por compradores de conteúdo para cinema, TV e mídias digitais. No local, ocorrerão também os RioSeminars, debates sobre temas atuais que perpassam a indústria do audiovisual.

Novas tendências, cinema digital, produção em 3D, pirataria, modelos de negócio e redes sociais são alguns dos assuntos que serão abordados por convidados brasileiros e estrangeiros, entre eles o vice-presidente da 20th Century Fox International, Tomas Jegeus, e o gerente de monetização do Facebook, Jon Fougner.

Ainda no RioMarket, acontecerão os workshops, cursos de curta duração ministrados por renomados profissionais da área, para os quais o BNDES distribuirá 15 bolsas entre estudantes universitários. Oficinas de som, fotografia, figurino, efeitos digitais e roteiro para gamessão algumas das atividades previstas.

Além de exibir os filmes mais significativos produzidos no Brasil e no exterior, o Festival do Rio cumpre o importante papel de reunir os diversos agentes não apenas da indústria cinematográfica, mas de todo o setor audiovisual. O encontro propicia o intercâmbio de informações, o estabelecimento de uma agenda comum e a estruturação de novos projetos. O BNDES apoia o evento desde 2006.

Mais notícias