publicações-rumo

Publicações

Notícias


BNB e MDIC firmam acordo

30 de novembro de 2012

Na última segunda-feira, (17/12), o Banco do Nordeste e o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) celebraram acordo de cooperação para, entre outras iniciativas, permitir apoio financeiro para a implantação de Zonas de Processamento de Exportação (ZPE’s), locais onde as empresas podem exportar seus produtos com isenção de impostos. O acordo foi assinado pelo ministro Fernando Pimentel e pelo presidente do BNB, Ary Joel Lanzarin, em Brasília.

“Vínhamos mantendo articulações visando à atuação conjunta na promoção de ações em prol do Nordeste brasileiro, que culminaram com a elaboração deste acordo. As ZPE’s podem reduzir os desequilíbrios regionais, na medida em que fortalecem o balanço de pagamentos, bem como promovem a difusão tecnológica e consequentemente o desenvolvimento socioeconômico”, afirmou o presidente Ary Joel Lanzarin. 

Segundo ele, o BNB poderá apoiar as Zonas de Processamento de Exportação por meio dos seus programas FNE Proinfra, para o setor privado; e Programa de Desenvolvimento Produtivo (Prodepro), para o setor público. Este último, que conta com recursos da ordem de US$ 600 milhões do BNB e outros US$ 600 milhões do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), será de grande importância no financiamento das infraestruturas produtivas, como a implantação das ZPE’s e as empresas que nelas se instalarem. 

O presidente informa que já está em andamento a inclusão de pessoas jurídicas responsáveis pela administração ou implantação das ZPE’s do Nordeste no público-alvo do FNE-Proinfra. Os prazos máximos destas operações serão determinados em função do cronograma físico e financeiro do projeto e da capacidade de pagamento do mutuário, observado o máximo de 12 anos, incluídos até quatro anos de carência. 

Fonte: Assessoria de Comunicação/ BNB

Mais notícias