publicações-rumo

Publicações

Notícias


BNB apresenta oportunidades de negócios para investidores

31 de março de 2012

O presidente do Banco do Nordeste, Jurandir Santiago, será moderador do painel sobre Parcerias Público-Privadas (PPPs) no evento “Nordeste Brasileiro – Oportunidades de Investimento e Investimentos em Oportunidades”, que acontece nessa terça-feira (10/04), em Washington, nos Estados Unidos, na sede do Banco Mundial.

Será uma boa ocasião para ressaltar os recentes avanços econômicos do Nordeste brasileiro para investidores privados internacionais. Na oportunidade estarão presentes governadores de estados nordestinos, como Ceará, Paraíba, Piauí, Maranhão e Rio Grande do Norte, além de importantes investidores privados, representantes de instituições brasileiras e internacionais, dentre elas, o presidente do BNDES, Luciano Coutinho.
A Parceria Público-Privada é uma modalidade de concessão que atrai o investimento privado, seja ele nacional ou internacional, para a prestação de serviços públicos. Apesar dos atrativos para a iniciativa privada, estes serviços não proporcionam, por si só, retorno econômico satisfatório.
 
“A metodologia empregada pelas Parcerias Público-Privadas (PPP) surge como alternativa inovadora que associa a eficiência e a eficácia do setor privado com a visão de longo prazo e de interesse comum do setor público, permitindo que a Administração Pública viabilize projetos estruturantes, sem implicar em estrangulamento orçamentário”, afirma Jurandir Santiago.
Segundo ele, desde 2008, o Banco do Nordeste tem apoiado os estados e municípios de sua área de atuação, por meio da estruturação e financiamento de Parcerias Público-Privadas. O BNB atua por meio de ações antecedentes ao lançamento das PPPs, funcionando como consultor, e na atuação de agente financeiro no apoio a projetos de PPPs na sua área de atuação.
 
Já foram financiados pelo BNB quatro projetos de Parcerias Público-Privadas: construção de ponte na região metropolitana de Recife, dando acesso ao complexo turístico da reserva do Paiva (Via Parque); Construção de complexo prisional em Itaquitinga e do Centro Integrado de Ressocialização de Itaquitinga (SPE – Reintegra Brasil S/A); construção da Arena Fonte Nova (BA) e da Arena Pernambuco.
Jurandir Santiago também vai tratar com o Banco Mundial e com o BID sobre parceria na criação conjunta de um programa de desenvolvimento produtivo, para combater os gargalos de infraestrutura para o setor.

Fonte: Assessoria de Comunicação/BNB

Mais notícias