publicações-rumo

Publicações

Notícias


BID discute projetos de PPPs em obras de infraestrutura

30 de junho de 2015

O Brasil e os demais países da América Latina e do Caribe investem em média apenas 2,3% de seu produto interno bruto em infraestrutura. Projeções apontam que esse investimento deveria dobrar por vários anos para poder fechar lacunas históricas em áreas essenciais para aumentar os níveis de produtividade e competitividade da economia destes países. No mundo todo, acredita-se que US$ 40 trilhões precisariam ser investidos até 2030 para construir e manter projetos de infraestrutura.

Neste contexto, as Alianças Público Privadas para o Desenvolvimento (APPDs) são apontadas como alternativas para ampliar tais investimentos. Para auxiliar no processo de estruturação destas parcerias, a Representação do Brasil do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) realizou o Seminário “PPPs em Grandes Obras de Infraestrutura”, nos dias 7 e 8 de julho, em Brasília. A ABDE participou do evento, com sua gerência Técnico-Operacional.

O Seminário contou com painéis sobre o financiamento de projetos de infraestrutura, desafios no desenvolvimento de PPPs em relação à governança, modelagem e garantias, além de uma exposição sobre a experiência internacional. Também foi apresentada ferramenta virtual para gerenciamento de projetos que foi desenvolvida com o apoio do BID, lançamento previsto para janeiro de 2016.

Este evento é parte de uma série de ações estratégicas propostas pelo Comitê sobre APPDs formado pela Representação do BID no Brasil para promover o debate e a construção de conhecimento sobre o tema. O grupo é formado por especialistas de todos os departamentos do banco e promove a interlocução com parceiros que incluem representantes do setor público nos três níveis de governo, setor privado, sociedade civil e academia.

Em setembro, a ABDE realizará um curso para seus associados sobre o tema.

Fonte: Ascom/BID

Mais notícias