publicações-rumo

Publicações

Notícias


BDMG firma parceria com consórcio de 31 municípios para estruturação de projeto de resíduos sólidos

BDMG firma parceria com consórcio de 31 municípios para estruturação de projeto de resíduos sólidos

9 de março de 2022

O Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) firmou parceria com o Consórcio Intermunicipal Multissetorial do Vale do Piranga (Cimvalpi) para a estruturação de um projeto de concessão para a gestão de resíduos sólidos. O objetivo é prestar apoio técnico para a elaboração de modelagem de gestão de resíduos para 31 municípios, localizados no Vale do Piranga, em Minas Gerais, e que fazem parte do Cimvalpi.

A atuação do BDMG neste projeto resulta da priorização de ações focadas no saneamento básico do estado, especialmente após celebração de parceria com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) em 2020, com a finalidade de contribuir para a universalização do serviço e, consequentemente, o desenvolvimento socioeconômico regional, por meio da estruturação de projetos.

Para desenvolvimento do trabalho com o Cimvalpi, o BDMG conta com a cooperação do programa Parceria para Transições Aceleradas do Clima (UK Pact), um fundo de financiamento do Governo do Reino Unido. Firmada em 2021, a parceria entre o Banco e o UK Pact neste projeto visa fomentar a participação do setor privado em projetos de infraestrutura sustentável em Minas Gerais.

“O BDMG busca potencializar a sua atuação no apoio aos municípios mineiros por meio de iniciativas inovadoras que contribuam para o desenvolvimento regional, garantindo a implantação de projetos de saneamento e resíduos sólidos. Por meio do Cimvalpi, a expectativa é beneficiar mais de 416 mil pessoas com a gestão adequada dos resíduos sólidos no Vale do Piranga. Para isso, contamos com o apoio importantíssimo da Semad e do UK Pact”, destaca o presidente do BDMG, Marcelo Bomfim.

Para a estruturação da modelagem do projeto de concessão, a equipe do BDMG e de consultores parceiros estão realizando o diagnóstico da gestão dos resíduos sólidos em cada uma das prefeituras que fazem parte do consórcio. “Esse trabalho, ainda em elaboração, será fundamental para conhecer as necessidades de cada município e atuar estrategicamente na busca por soluções inovadoras na prestação de serviços públicos”, reforça Bomfim.

Fonte: Ascom/BDMG

Mais notícias