publicações-rumo

Publicações

Notícias


BDMG contrata financiamento via correspondente bancário

31 de outubro de 2011

O Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) fechou o primeiro contrato de financiamento via correspondente bancário. O cliente, uma empresa do setor de confecção do município de Monte Sião, no Sul de Minas, chegou ao banco por meio da SICOOB Credmalhas, intermediação que é resultado de um modelo de parceria que visa facilitar e agilizar o crédito para as empresas em todo o estado. O financiamento, feito pela linha de recursos próprios BDMG Giro Fácil, saiu em apenas três dias úteis. Para o presidente do BDMG, Matheus de Carvalho, “isso demonstra que o modelo dá certo, pois une esforços a fim de atender, cada vez melhor, o empreendedor mineiro”.

O primeiro cliente é a malharia Polo G, uma média empresa de propriedade de Geraldo Cardoso. A malharia, fundada há 15 anos e especializada em moda verão, começou com três funcionários e hoje são mais de 70. Com os recursos do financiamento do BDMG, Geraldo pretende comprar mais matéria-prima e, assim, ampliar a produção, que tem demanda crescente: “Vendo muito na região e também forneço boa parte da produção para uma grande loja do Rio de Janeiro. Estamos funcionando em uma nova sede, vamos contratar mais funcionários e precisamos produzir mais, por isso o capital de giro veio em boa hora”, disse.

A SICOOB Credmalhas tornou-se correspondente bancário do BDMG em setembro deste ano. Criada há 10 anos, a cooperativa de crédito está presente em Monte Sião, Inconfidentes e Bueno Brandão e tem cerca de 2.500 cooperados, a maioria empresas do ramo de confecção. O diretor executivo, Marcos Fernandes, destaca que a principal vantagem deste modelo de parceria é a agilidade: “Nossos representantes passam por treinamento na sede do BDMG, na capital, alinhando a forma de trabalho; a documentação da empresa, que é recolhida pela cooperativa, segue eletronicamente para o Banco e, ainda, um sistema nos permite acompanhar o status da solicitação de financiamento”. Ele acrescenta: “Neste momento, estamos intensificando a divulgação das linhas de crédito entre os cooperados, para dar acesso a cada vez mais empresas”.

O credenciamento de correspondentes bancários faz parte da estratégia do BDMG que, em consonância com as diretrizes do PMDI – Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado – quer ampliar sua presença, em todo o Estado, para melhor atender às demandas das médias, pequenas e micro empresas. O Banco já desembolsou, neste ano, R$ 1,018 bilhão, e pretende fechar 2011com R$ 1,4 bilhão em desembolsos.

Podem se credenciar cooperativas singulares de crédito de pequenos empresários, microempresários ou microempreendedores, responsáveis por negócio de natureza industrial, comercial ou de prestação de serviços, incluídas as atividades da área rural, e cooperativas singulares de crédito de livre admissão, vinculadas às centrais.

Fonte: Assessoria de Comunicação/ BDMG

Mais notícias