Notícias
BDMG apoia empresa de controle biológico de pragas
31 de janeiro de 2013
O Brasil é o maior mercado de agrotóxicos do mundo, tendo superado, em 2008, os Estados Unidos, segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Na última década, o mercado mundial cresceu 93%, enquanto o mercado brasileiro teve uma expansão de 190%. Uma alternativa que poderá contribuir para mudar essa realidade está sendo desenvolvida pela ABR Controles Biológicos, empresa mineira de soluções naturais para o combate a pragas de lavouras.
Com o apoio do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), a ABR realiza em laboratório o que a natureza faz no meio ambiente. A empresa criou condições para que a vespa Trichogramma parasite ovos de outro inseto e possa reproduzir-se naturalmente.
Quando os ovos parasitados eclodem nas lavouras, as vespas acasalam-se. As fêmeas fertilizadas saem à procura de ovos de lagartas para injetar seus óvulos, eliminando os filhotes das lagartas. Os ovos parasitados geram novas vespas, fazendo com que o ciclo continue até que as lagartas sejam eliminadas. Além disso, não há desequilíbrio ambiental, pois a vespa é um parasitóide e, portanto, depende dos ovos de outros insetos para se reproduzir.
De acordo com o diretor Éder Barros, a principal vantagem da solução da ABR é o fato de ser totalmente natural. “A vespa Trichogramma combate mais de 200 tipos diferentes de lagartas que atacam soja, milho, algodão, hortaliças, frutas e flores. Com isso, substitui o uso de agrotóxicos no combate desse tipo de praga, contribuindo para a diminuição do uso de substâncias que causam imensos prejuízos à saúde de humanos e animais”, destaca Barros. Ele acrescenta que estimativas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) indicam que o uso da solução natural reduz em até 70% o custo com uso de agrotóxico.
Com os recursos do Pró-Inovação, linha criada em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), e intermediação do Centro Industrial e Integração de Negócios do Triângulo e Alto Paranaíba (CINTAP) em Uberlândia, a ABR está investindo na contratação de funcionários e na compra de equipamentos. “As condições são atrativas e vantajosas, comparadas à média de taxas praticadas pelo mercado atualmente”, ressalta.
O Pró-Inovação financia projetos de desenvolvimento ou implantação de inovação de produtos e serviços. Os juros são de 8% ao ano, carência de 12 meses, prazo de 48 meses para amortização e valor financiável de até R$ 2 milhões.
Fundada em 2012 em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, a ABR Controles Biológicos iniciou a comercialização da vespa Trichogramma no segundo semestre do ano passado. As vendas já superam as expectativas e as projeções indicam que o faturamento da ABR em 2013 poderá quadruplicar em relação a 2012.
Fonte: Assessoria de Comunicação/ BDMG
ABDE participa da 14ª edição do Encontro Nacional de Indústria
27 de novembro de 2024
BRDE no Paraná firma primeiro contrato com recursos de Letras de Crédito do Agronegócio
27 de novembro de 2024
G20 Social: CAIXA assina Acordo de Cooperação Técnica com o Ministério da Igualdade Racial para criação de soluções financeiras inclusivas
27 de novembro de 2024
BNDES bate recorde de aprovações para a inovação com R$ 11,1 bilhões
26 de novembro de 2024
ABDE alerta para os riscos do PL 4395/2024 ao mercado de crédito e à segurança do FGC
26 de novembro de 2024