publicações-rumo

Publicações

Notícias


BDMG apoia empresa de controle biológico de pragas

31 de janeiro de 2013

O Brasil é o maior mercado de agrotóxicos do mundo, tendo superado, em 2008, os Estados Unidos, segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Na última década, o mercado mundial cresceu 93%, enquanto o mercado brasileiro teve uma expansão de 190%. Uma alternativa que poderá contribuir para mudar essa realidade está sendo desenvolvida pela ABR Controles Biológicos, empresa mineira de soluções naturais para o combate a pragas de lavouras.

Com o apoio do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), a ABR realiza em laboratório o que a natureza faz no meio ambiente. A empresa criou condições para que a vespa Trichogramma parasite ovos de outro inseto e possa reproduzir-se naturalmente.

Quando os ovos parasitados eclodem nas lavouras, as vespas acasalam-se. As fêmeas fertilizadas saem à procura de ovos de lagartas para injetar seus óvulos, eliminando os filhotes das lagartas. Os ovos parasitados geram novas vespas, fazendo com que o ciclo continue até que as lagartas sejam eliminadas. Além disso, não há desequilíbrio ambiental, pois a vespa é um parasitóide e, portanto, depende dos ovos de outros insetos para se reproduzir.

De acordo com o diretor Éder Barros, a principal vantagem da solução da ABR é o fato de ser totalmente natural. “A vespa Trichogramma combate mais de 200 tipos diferentes de lagartas que atacam soja, milho, algodão, hortaliças, frutas e flores. Com isso, substitui o uso de agrotóxicos no combate desse tipo de praga, contribuindo para a diminuição do uso de substâncias que causam imensos prejuízos à saúde de humanos e animais”, destaca Barros. Ele acrescenta que estimativas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) indicam que o uso da solução natural reduz em até 70% o custo com uso de agrotóxico.

Com os recursos do Pró-Inovação, linha criada em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), e intermediação do Centro Industrial e Integração de Negócios do Triângulo e Alto Paranaíba (CINTAP) em Uberlândia, a ABR está investindo na contratação de funcionários e na compra de equipamentos. “As condições são atrativas e vantajosas, comparadas à média de taxas praticadas pelo mercado atualmente”, ressalta. 

O Pró-Inovação financia projetos de desenvolvimento ou implantação de inovação de produtos e serviços. Os juros são de 8% ao ano, carência de 12 meses, prazo de 48 meses para amortização e valor financiável de até R$ 2 milhões.

Fundada em 2012 em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, a ABR Controles Biológicos iniciou a comercialização da vespa Trichogramma no segundo semestre do ano passado. As vendas já superam as expectativas e as projeções indicam que o faturamento da ABR em 2013 poderá quadruplicar em relação a 2012. 

Fonte: Assessoria de Comunicação/ BDMG

Mais notícias