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BDMG amplia em 44% atendimentos a clientes

31 de janeiro de 2013

O Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) registrou em 2012 um aumento expressivo no atendimento a clientes. Foram 4.518 clientes atendidos (44% a mais que em 2011), sendo que 4.127 são micro e pequenas empresas. Até o final do ano passado o Banco contava com cerca de 14 mil clientes ativos presentes em 745 municípios. Para as micro e pequenas empresas foram desembolsados R$ 326 milhões, crescimento de 56% na comparação com o ano anterior. Esses resultados reforçam o compromisso do Banco de se tornar cada vez mais acessível para os empresários mineiros.

Em 2012, as carteiras de operações de crédito (capital próprio e repasses do BNDES) obtiveram saldo de R$ 2,873 bilhões, alta de 35% em relação ao ano anterior. Outro incremento bastante significativo no ano passado se deu nos ativos totais do Banco, que atingiram R$ 3,612 bilhões (27% acima do apurado no exercício passado). O patrimônio líquido alcançou R$ 1,47 bilhão – aumento de 28% – e o volume total de desembolsos foi de R$ 1,432 bilhão no período. “Os números que estamos apresentando reforçam a tendência de crescimento do Banco nos últimos anos e nos faz acreditar que crescerá ainda mais em um futuro próximo”, afirma o presidente do BDMG, Matheus de Carvalho.

A partir de 2013, as operações a micro e pequenas empresas serão reforçadas com recursos provenientes da emissão de R$ 350 milhões em letras financeiras, concluída em dezembro de 2012. Também foi no ano passado que o Banco conquistou o grau de investimento com perspectiva estável por duas  das mais conceituadas agências de classificação em nível mundial: Standard & Poors, em novembro, e no mês seguinte, a Moody’s. “Esta conquista traz ao BDMG novas possibilidades de captação, inclusive no mercado externo, com custos menores e mais competitivos”, reforça o presidente.

Também em 2012 foi concebido um novo modelo de negócios para ampliar, agilizar e facilitar o atendimento para micro e pequenas empresas. A implantação de uma plataforma digital inédita tornou ainda mais rápidos e acessíveis os financiamentos aos clientes com faturamento de até R$ 3,6 milhões, com respostas de aprovação do crédito on-line e liberação em um tempo médio de uma semana. Foi ampliada a rede Correspondentes Bancários, que conta com 154 entidades credenciadas espalhadas em cerca de 400 municípios, e também implantado um serviço especializado de atendimento ao cliente, via call center, que além de esclarecer possíveis dúvidas na obtenção do crédito, tem um  trabalho ativo de venda e pós-venda.

Segmentos – Inovação, municípios e infraestrutura – Também são compromissos do BDMG apoiar a inovação e a infraestrutura. Por meio de parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), o Banco operacionalizou duas linhas de crédito: o Pró-Inovação, para empresas inovadoras em qualquer setor econômico, e o Proptec, para aquelas instaladas em parques tecnológicos. No ano passado, o BDMG alcançou, por intermédio dessas linhas, um desembolso de R$ 31,5 milhões, atendendo 59 empresas.

Ainda na área de inovação, o BDMG investiu em fundos de empresas emergentes (FIEE) e de participações (FIP), contribuindo para o desenvolvimento de negócios inovadores e com a cultura de venture capital no Estado. Além dos fundos já apoiados, FIEE HorizonTI e FIP Brasil Sustentabilidade, o BDMG aportou recursos em um FIP iniciado em novembro: o DLM Brasil TI. Por intermédio da subsidiária BDMGTEC, o BDMG também participou da atração de investimentos de alta tecnologia dinamizadores da economia do Estado, como a SIX Semicondutores e a Biomm Technology.

Para o setor público foram desembolsados R$ 218,5 milhões, que atenderam 209 projetos em 2012, mais R$ 22,9 milhões em relação ao exercício anterior. Do total liberado, R$ 192,6 milhões foram por meio do Programa Novo Somma, que destina recursos para obras de infraestrutura e de tratamento de resíduos sólidos urbanos e compra de máquinas e equipamentos para intervenções em vias públicas. “Os números refletem o objetivo do BDMG de apoiar a modernização dos municípios e melhorar a qualidade de vida da população mineira”, assegura o presidente.

No segmento de projetos de infraestrutura, o BDMG atuou como consultor do setor público no desenvolvimento de modelos de concessão, parcerias público-privada (PPPs) e finance project, tendo atendido o Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-TEC), o Governo de Minas e a Companhia de Saneamento do Estado de Minas Gerais (Copasa). Além disso, o Banco firmou parceria com a International Finance Corporation (IFC), membro do Grupo do Banco Mundial, com vistas à criação de um fundo fiduciário para estudos em projetos de infraestrutura.

Para Matheus de Carvalho, o BDMG seguirá ampliando sua atuação, tanto no apoio às micro e pequenas empresas e aos municípios mineiros quanto na formulação de mecanismos de financiamento a projetos inovadores. “O BDMG aumentou consideravelmente a sua base de clientes de micro, pequeno e médio portes, concentrou esforços no fomento de empresas que almejam crescer com inovação e ainda na atração de grandes investimentos para o Estado. Com a melhoria de seus processos internos e com o desenvolvimento de plataformas inovadoras de atuação, o Banco quer, cada vez mais, estimular o desenvolvimento sustentável de Minas Gerais”, finaliza.

Fonte: Assessoria de Comunicação/ BDMG

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