publicações-rumo

Publicações

Notícias


Banrisul investe em ações voltadas para a comunidade

31 de julho de 2013

O Banrisul apresentou na última quarta-feira (31/07), em Porto Alegre, o segundo Relatório de Sustentabilidade, elaborado com base nas diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI). O Banco é a única instituição da administração pública estadual a publicar o Relatório de Sustentabilidade, que pode ser acessado pelo site www.banrisul.com.br/socioambiental .

Na oportunidade, o presidente do Banco, Túlio Zamin, afirmou que a adesão à GRI possibilita comparar as ações feitas a cada ano, demonstrando a atuação da empresa junto à sociedade. “Com a publicação do Relatório de Sustentabilidade, a instituição mostra a sua presença na comunidade gaúcha, além dos números do desempenho financeiro.” 

O dirigente salientou que, por meio desse material, é possível ter um olhar diferenciado dos fatores que contribuíram na construção do resultado da empresa. “O conjunto de projetos que são desenvolvidos pelo Banrisul gera oportunidades às pessoas para que surjam novos empreendimentos e novos negócios”, frisou.

O Relatório de Sustentabilidade refere-se ao desempenho de 2012. No período, o Banrisul ampliou os investimentos voluntários na comunidade para R$ 4,1 milhões, aumento de 47% em relação a 2011. O Banco esteve presente em atividades sociais e educacionais (programas do Banrisul: Sementes, Reciclar, Banribike, Voluntariado e Coletor de Pilhas, e em exposições e palestras), entre outras áreas.

O encontro contou com a participação da Orquestra Jovem do RS, que interpretou três composições, sob a regência do maestro Telmo Jaconi. O grupo, que é formado por 52 crianças e adolescentes, tem o patrocínio do Banrisul e é uma iniciativa da Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos do Estado, em parceria com a Famurs.

A gerente do Grupo Estratégico de Gestão Socioambiental do Banrisul, Marta Neves, fez uma explanação das práticas sustentáveis implantadas pelo Banco. Ela discorreu sobre os principais indicadores publicados no Relatório de Sustentabilidade, como o ambiental, que registrou a redução no consumo de diversos materiais, como papel (5%), caixas de arquivo (4%), tonners (44%), fitas tintadas (93%) e bobinas (12%). As medidas adotadas para esta diminuição envolveram a substituição do papel por meios eletrônicos. 

Em relação à utilização de energia, o Banrisul promoveu iniciativas para fornecer produtos e serviços com baixo consumo de energia. Na rede de agências e na sede administrativa, em Porto Alegre, o Banco atualizou o parque tecnológico com a troca de 8.040 estações de trabalho por equipamentos com melhor performance, medida que gerou a redução no consumo de 16,12%.

Marta Neves destacou, ainda, que o Banrisul já desenvolveu produtos dentro da política de sustentabilidade da instituição, como a Tarifa Econômica Banrisul (TEB) Verde e as linhas de crédito Acessibilidade e Sustentabilidade. A TEB Verde é uma tarifa de conta corrente que incentiva a redução na emissão de papel. Já a modalidade de empréstimo Acessibilidade financia a aquisição de produtos e serviços de acessibilidade aos deficientes, e a linha Sustentabilidade possibilita o financiamento de itens e projetos sustentáveis. 

A Global Reporting Initiative, criada em 1997, é uma instituição global independente e sem fins lucrativos, responsável pela criação de uma estrutura mundialmente aceita para medir o desempenho sustentável de empresas, repartições públicas e ONGs, entre outras organizações. Atualmente, mais de 60 países seguem as suas diretrizes de desenvolvimento, tornando-se a maior referência mundial nesse campo. A conquista desta credibilidade internacional deve-se à consulta de acionistas e à busca de consenso entre empresas, sociedade civil, trabalhadores, economistas, acadêmicos e governos, em suas deliberações.

Fonte: Assessoria de Comunicação/ Banrisul

Mais notícias