publicações-rumo

Publicações

Notícias


Banrisul aposta em linhas de crédito para descarbonização

Banrisul aposta em linhas de crédito para descarbonização

6 de abril de 2023

O presidente do Banrisul, Cláudio Coutinho, palestrou no South Summit Brazil, em Porto Alegre, nesta sexta-feira (31), sobre um tema de relevância econômica, social e ambiental: o hidrogênio verde. Atualmente, 84% da matriz energética gaúcha corresponde a fontes renováveis e o Rio Grande do Sul tem potencial para ampliar seus parques eólicos e solares.

“Observem que, para fabricação de hidrogênio verde, é necessário ter energia renovável, ou seja, é um potencial gaúcho, que poderá acrescentar até R$ 62 bilhões ao PIB. O Banrisul vai acompanhar essa tendência, permitindo acesso a linhas de crédito que fomentem a descarbonização”, pontuou Coutinho, no painel denominado Mudanças climáticas, hidrogênio verde e inovação para avanços em desenvolvimento sustentável, ministrado na Arena Stage.

O hidrogênio verde tem utilidade em diversos segmentos, como indústria e agronegócio, além de fonte de energia limpa ao transporte marítimo e aéreo. Por meio do programa Avançar na Sustentabilidade, já foram investidos R$ 5 milhões. Conforme estudo publicado recentemente, há expectativa de geração de 41 mil novos empregos até 2040. Além disso,há previsão de que a Europa será uma grande consumidora desta fonte de energia que provavelmente será considerada a nova commoditie mundial, contribuindo com as metas da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), para conter o avanço das mudaçãos climáticas.

“O principal papel do Banrisul é estimular o desenvolvimento econômico e social do nosso Estado, contribuindo também com melhorias ambientais e climáticas. Por isso, iremos avançar em disponibilizar para os empreendedores – com potencial para investimentos em hidrogênio verde – linhas de crédito compatíveis com o retorno dos investimentos. Oferecemos acesso não só a linhas convencionais, de mercado, mas também às do BNDES e da Finep, que oferecem prazos e condições diferenciadas”, salientou o presidente.

Banrisul avança na pauta sustentável

Ainda em 2023, está prevista a publicação de uma agenda de compromissos de sustentabilidade do Banrisul. A instituição impulsiona uma economia de baixo carbono, acompanhando a meta climática da Agenda 2030 da ONU. A instituição recebeu recentemente o Selo Ouro do GHG Protocol relativo ao seu Inventário de Gases de Efeito Estufa e firmou parcerias com setores da economia, a exemplo da Operação 365 que fomenta estudos e práticas de manejo sustentável de solo para ampliar a produtividade rural.

Além do processo de transição energética, que já iniciou e vai abranger cerca de 500 agências e prédios administrativos, a instituição inaugurou recentemente um novo Data Center, alinhado ao que existe de mais avançado em tecnologia sustentável. Coutinho também detalhou a institucionalização de uma área estratégica exclusiva para liderar avanços neste tema, com a criação da Gerência de Sustentabilidade, ligada diretamente à presidência.

“Internamente, também seguimos uma política de gestão de resíduos sólidos e o programa de eficiência energética, que prevê a substituição gradativa dos equipamentos do parque de refrigeração da instituição financeira em até cinco anos, contribuindo na mitigação dos Gases de Efeito Estufa. Já no campo social, temos engajamento nas áreas de saúde, esporte, educação e trabalho, além da agricultura familiar e municípios”, lembrou o presidente.

Ambiente antifrágil a escassez hídrica

Durante a tarde, o diretor de Crédito do Banrisul, Osvaldo Lobo Pires, participou do painel Oportunidades na construção de um ambiente antifrágil a escassez hídrica. A programação também integrou o South Summit Brazil e contou com a presença do secretário de Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Sul, Ernani Polo; e do superintendente do Senar/RS, Eduardo de Mércio Condorelli.“

A estiagem é um assunto que precisa ser abordado com planejamento e união de todos os setores. O Banrisul está presente em todas as regiões, com capilaridade. Conhecemos a realidade, especialmente das propriedades do Interior do Estado, e sabemos que há meios de amenizar os riscos. No caso do Banrisul, temos fortalecido safra após safra as linhas de crédito voltadas à irrigação. A tecnologia também é uma grande aliada e queremos estimular cada vez mais o ambiente inovador no campo”, concluiu.

FONTE: Ascom/Banrisul
Mais notícias