publicações-rumo

Publicações

Notícias


Bandes patrocina curso de projetos para barragens

30 de setembro de 2012

Uma das soluções propostas pelo governo do estado do Espírito Santo para os problemas de irrigação e abastecimento no território capixaba é a construção de barragens. Por meio da implantação desse tipo de estrutura, a capacidade de armazenamento de água para irrigação e abastecimento é ampliada. Além disso, as barragens de terra são planejadas e construídas também por empreendedores rurais, que armazenam água para diversas finalidades, tais como irrigação, criação de peixes, controle de cheias, recreação e navegação.

É nesse cenário que a Sociedade Espíritossantense de Engenheiros Agrônomos (SEEA) e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (CREA-ES) promovem, de segunda (29/10) à quarta-feira (31/10), o VI Curso de Elaboração e Implantação de Projetos de Barragens, no auditório do CREA-ES, em Vitória.

O curso, que conta com o patrocínio do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), vai capacitar os inscritos na elaboração de projetos e implantação e operação de barragens, discutir os aspectos legais e institucionais, entre outras atividades. Os instrutores do curso são o engenheiro agrônomo, analista de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IEMA), Ricardo Valory, e o engenheiro agrônomo, especialista em irrigação, Ricardo Silva Baptista.


Investindo em barragens –
O agricultor que planeja construir uma barragem em sua propriedade pode recorrer a um investimento por meio das linhas de crédito oferecidas pelo Bandes. O banco investe até R$ 130 mil em projetos de pequenos e médios agricultores familiares, cadastrados no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), e até R$ 1 milhão para aqueles que não se enquadram no programa.

O primeiro passo para a tomada do crédito no Bandes é estar licenciado pelos órgãos ambientais competentes, designados no Decreto Estadual nº 1.936, de 10 de outubro de 2007 (Disponível aqui), que regulamenta o licenciamento ambiental de barragens para fins agropecuários no Estado do Espírito Santo.

Estando em conformidade com a legislação ambiental, o agricultor deve elaborar seu projeto de crédito rural e dar entrada do projeto no Bandes. A instituição tem consultores em todos os municípios do Estado, que estão aptos a elaborar as propostas de financiamento, conhecem a documentação necessária e as melhores opções de crédito para cada caso. Assim, o produtor rural não precisa sair do seu município para ter um financiamento do Bandes. Basta ligar para o Bandes Atende, no 0800 283 4202, ou acessar a página do Bandes e se informar sobre os telefones e os endereços dos consultores mais próximos e marcar uma visita.

Fonte: Assessoria de Comunicação/Bandes

Foto: Wilson Dias/ABr
Mais notícias