publicações-rumo

Publicações

Notícias


Bandes investe R$ 1,3 milhão na bananicultura do Estado

30 de novembro de 2012

Uma das mais tradicionais frutas tropicais, a banana, recebeu R$ 1,3 milhão pelo Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) por meio do Programa Nacional de fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). No Espírito Santo, os municípios que mais se destacam na bananicultura são Domingos Martins, Colatina, Governador Lindenberg, Itaguaçu, Laranja da Terra, Alto Rio Novo, São Roque do Canaã, e ao sudeste do Estado, Iconha vem crescendo em financiamentos também.

Segundo o diretor-presidente do Bandes, Guerino Balestrassi, a presença do banco levando crédito e desenvolvimento para o homem do campo tem ajudado a muitas famílias de agricultura familiar. “A atuação do Bandes inteiramente ligada com os produtores rurais tem alavancado não só a economia do município, mas principalmente e diversificação de culturas e aumento de renda”, declara.

O consultor do município de Iconha, Jean Caprini, comenta que a procura de produtores para fazer financiamento pelo Pronaf tem aumentado. “Nossa região tem como principais culturas banana e café conilon, e os produtores sempre estão investindo nas lavouras para obter maior lucro, e dessa forma o Pronaf ajuda muito, por ter juros baixos, o que facilita o pagamento por parte dos agricultores”, comenta.

Segundo o consultor, o preço da banana tem se estabilizado, o que tem ajudado a manter a valorização do produto. Mas mesmo assim, ainda existem gargalos na produção dessa fruta. “Na região, um dos maiores gargalos na produção de banana ainda é a falta de tecnologia empregada pela maioria dos produtores. Essa tecnologia se resume em investimento em mudas de qualidade, adubação mediante análises de solo e foliar, irrigação e tratos culturais”, comenta. 

Fonte e imagem: Assessoria de Comunicação/ Bandes

Mais notícias