publicações-rumo

Publicações

Notícias


Bandes investe em agricultura familiar

31 de dezembro de 2012

O homem do campo tem no crédito um grande aliado para melhorar a qualidade e aumentar a produtividade nas lavouras capixabas. Os recursos liberados em 2012 para a agricultura familiar, pelo Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), têm oportunizado o aumento cada vez maior da produção agrícola. Com mais de 5.202 contratos feitos este ano, o Bandes atingiu a marca de R$ 191,2 milhões investidos no campo, por meio do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

A cafeicultura e a pecuária leiteira respondem pela maior parte dos recursos liberados com 64% e 24%, respectivamente. Entretanto, há um grande crescimento no investimento em outras culturas, como o de pimenta e a fruticultura, demonstrando a diversificação da produção e a busca em novas fontes de renda pelo homem do campo. 

De acordo com o diretor-presidente do Bandes, Guerino Balestrassi, o produtor rural capixaba tem investido na modernização da produção, em especial na irrigação, na aquisição de novas mudas e matrizes, armazenagem e transporte. “O empreendedor rural tem uma relação próxima com o Bandes e esse relacionamento se reflete na cultura do crédito, adquirida pelo homem do campo. O banco investiu em diversos canais de atendimento para estar ainda mais próximo a esses clientes como na capacitação dos profissionais que atuam com os projetos de financiamento, os consultores. Com mais qualidade nas propostas de financiamento, o banco ganha agilidade na tramitação e também, na liberação do recurso para o produtor rural”, destaca Guerino.

Os números registrados em 2011 movimentaram R$ 175 milhões, quando foram efetivados 5.500 contratos. E as liberações em 2012 são 10% superiores às do ano passado.

Em 2011, 81% dos investimentos aprovados pelo Bandes foram destinados ao interior do Espírito Santo. O número representa investimentos tanto em produtores rurais quanto em micro e pequenas empresas fora da Região Metropolitana, distribuindo oportunidades em lugares onde o acesso ao crédito poderia ser mais difícil.

Fonte: Assessoria de Comunicação/ Bandes

Mais notícias