Notícias
Bandes interioriza investimentos no setor de turismo
31 de outubro de 2012
O turismo é importante tanto para a economia de um município, quanto para seu resgate histórico e cultural. Com ele se gera renda com lazer ou até mesmo negócios. Portanto, investimentos nesta área possibilitam a participação da comunidade no desenvolvimento da atividade turística. No Espírito Santo, desde cedo o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), se preocupava com este cenário no Estado. Em 1981, o banco fez uma pesquisa aos meios de hospedagens do interior capixaba, a fim de identificar estabelecimentos de potencial para receber investimentos para sua melhora.
Toda essa pesquisa, na época, resultou no “Programa Operacional de Apoio aos Meios de Hospedagem e Restaurantes do Interior do Espírito Santo”, um documento para dar forma às diretrizes de atuação para um apoio sistemático aos hotéis, pensões e restaurantes do interior do Estado. A ideia era assegurar o funcionamento, melhorar os serviços prestados e abrir novas oportunidades de trabalho. O programa pautava um plano de ação turística para todo o Estado.
Quando a pesquisa foi desenvolvida, buscavam-se além da melhoria dos meios de hospedagem, investimentos na compra de equipamentos e maquinários específicos e até mesmo implantação de unidades em municípios onde não existiam. Tudo isso com a intenção de alavancar o turismo no Espírito Santo.
O Bandes em sua trajetória sempre foi atento às potencialidades econômicas ligadas ao setor turístico. E na década 80, este estudo pioneiro mapeou potencialidades de investimento e possíveis atores estruturadores da cadeia econômica turística capixaba. A partir do final dos anos 90, muitos produtores rurais da região procuraram o banco para investir no agroturismo como forma de diversificação das culturas e uma nova forma de agregar mais valor ao produto, e consequentemente, aumentar a renda.
Segundo o gerente de Desenvolvimento e Planejamento do Bandes, Marcos Roberto Lima, o banco atualmente tem participado de vários fóruns do setor turístico. “Nas últimas décadas, a região das montanhas cresceu muito graças ao agroturismo, e o Bandes tem feito uma forte divulgação das linhas de crédito. Esta participação fez com que o banco ouvisse o empresariado e estruturasse uma linha que atendesse aos anseios do setor”, declara.
Fonte: Assessoria de Comunicação/ Bandes
BRDE no Paraná firma primeiro contrato com recursos de Letras de Crédito do Agronegócio
27 de novembro de 2024
G20 Social: CAIXA assina Acordo de Cooperação Técnica com o Ministério da Igualdade Racial para criação de soluções financeiras inclusivas
27 de novembro de 2024
BNDES bate recorde de aprovações para a inovação com R$ 11,1 bilhões
26 de novembro de 2024
ABDE alerta para os riscos do PL 4395/2024 ao mercado de crédito e à segurança do FGC
26 de novembro de 2024