Notícias

Bandes conquista selo prata do Programa Brasileiro GHG Protocol
22 de setembro de 2025
Inventário de emissões do banco, publicado no maior registro público da América Latina, reafirma comprometimento com a agenda ASG
O Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) conquistou o selo prata do Programa Brasileiro GHG Protocol logo em sua estreia na iniciativa, voltada à medição e transparência das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE). O reconhecimento foi obtido a partir do inventário de emissões referente a 2024, publicado no Registro Público de Emissões, que reúne a maior base de dados corporativos da América Latina — com mais de 1,3 mil registros no último ciclo.
A certificação foi anunciada durante o encerramento do Ciclo 2025 do programa, em agosto, no Auditório da FGV EAESP, em São Paulo. O encontro reuniu 35 organizações do setor financeiro, incluindo instituições nacionais de referência.
Conduzido no Brasil pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas (FGVces), o GHG Protocol estimula empresas a adotarem práticas de gestão e transparência das emissões. Com a adesão, o Bandes passou a integrar oficialmente a plataforma, reforçando seu compromisso com critérios ambientais, sociais e de governança (ASG).
“Esse reconhecimento atesta a transparência e a seriedade com que tratamos a gestão de nossas emissões de gases de efeito estufa, reforçando nosso compromisso com a sustentabilidade e com as melhores práticas de responsabilidade socioambiental. Além disso, o resultado evidencia o nosso alinhamento às demandas globais e fortalece a atuação do Banco em direção a uma economia de baixo carbono”, afirma a gerente de Recursos Humanos e Serviços Administrativos do banco capixaba, Daniela Cavalieri.
Para a consultora técnica Juliana Ribeiro Rocha, responsável pela elaboração do inventário, a certificação reflete avanços concretos. “Já adotamos medidas como a digitalização de processos e o incentivo ao uso de biocombustíveis na Política de Viagens. Também estão em andamento ações como a migração para o mercado livre de energia e a modernização dos aparelhos de ar-condicionado”, declara.
A conquista, reconhecida por organismos nacionais e internacionais, abre caminho para o Bandes ampliar parcerias, fortalecer políticas de eficiência de recursos e acessar novas fontes de financiamento. Além disso, conecta a atuação da instituição às metas globais de descarbonização e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
“O setor de Serviços, ao qual o Bandes pertence, não responde por grandes volumes de emissões de gases de efeito estufa. Com a nossa participação no programa, enxergamos adequações que podem ser feitas para reduzir ainda mais o impacto de nossa atuação na situação climática. Os inventários são públicos e convido a todos os colaboradores a conhecer nossas ações”, complementa Juliana Ribeiro Rocha.
Fonte: ASCOM/Bandes
CAIXA destinará R$ 3,5 bilhões para recuperar áreas degradadas
26 de setembro de 2025
Badespi leva Caravana de crédito e orientação a quatro municípios do Piauí em setembro
26 de setembro de 2025
No Dia da Amazônia, BNDES lança novo edital para apoiar até 6 projetos de restauração na bacia do Rio Xingu
25 de setembro de 2025
Badespi impulsiona economia do Piauí com salto histórico na concessão de crédito em agosto e planos de expansão
25 de setembro de 2025
ABDE está com oportunidade aberta para vaga de estágio na Diretoria Executiva
25 de setembro de 2025