publicações-rumo

Publicações

Notícias


Bandes articula vinda de fornecedores de fábrica de motores

30 de setembro de 2012

Um trabalho desenvolvido pelo Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) junto à empresa WEG Motores, em Linhares, produtora de motores elétricos, articula o fortalecimento e a estruturação de pequenas e médias empresas para atuar como fornecedoras de componentes da empresa.

O trabalho é uma ação desenvolvida pelo Bandes para atrair empresas-âncora – empresas de grande porte estratégicas para o desenvolvimento – para o Espírito Santo e fortalecer o parque industrial capixaba.

De acordo com Guerino Balestrassi, diretor-presidente do banco capixaba, a WEG Linhares apresenta uma série de oportunidades para o desenvolvimento de pequenas e médias empresas industriais no Estado. “A articulação desenvolvida por um grupo de trabalho do Bandes, em parceria com a Findes, com a empresa identificou um conjunto de 17 fornecedores que atuam no setor de suplementos da planta industrial em Linhares, além de outras oportunidades na área de serviços. Estamos trabalhando para que esses fornecedores sejam do Espírito Santo”, explica.

Entre as empresas identificadas estão fabricantes de peças para motores como ventiladores de plástico; porcas e parafusos; peças estampadas em aço e latão; hastes para fechamento dos motores; embalagens de papelão; elementos de fixação, anéis elásticos, pinos e molas; e parafusos cilíndricos com fenda combinada.

Ainda segundo o diretor-presidente, após a identificação da cadeia de fornecedores para atuar junto à empresa, houve o contato com empresas de Santa Catarina, São Paulo e Rio Grande do Sul. “A atuação do Bandes é pautada na diretriz do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento (Sedes), de promover ações para o desenvolvimento regional da economia. Quando a empresa tem interesse em abrir uma unidade no estado temos linhas de financiamento para que ela desenvolva o projeto aqui. Outra forma de atuação do Bandes é, também, identificar empresas capixabas que possam substituir os atuais fornecedores de outros estados”, completa.

Para o economista do Bandes Willian Galvão, integrante do grupo responsável pela articulação com a WEG, a atuação do Bandes neste trabalho contribui para competitividade econômica capixaba e o adensamento da cadeia produtiva local. “A atratividade de novas empresas e o fortalecimento das já existentes contribuem para o fortalecimento do parque industrial capixaba”, destaca.

Crédito para as empresas – “Além do papel de articulador do desenvolvimento regional, o Bandes atua como agente financiador, podendo oferecer crédito para essas empresas fornecedoras se instalarem, ou se ampliarem, no entorno da fábrica”, completa Balestrassi. Entre os setores beneficiados, destacam-se o comercial, o industrial e o de serviços. As linhas de crédito do Bandes podem ser usadas por micro, pequenas e médias empresas na aquisição de máquinas, equipamentos e ferramentas, novas ou usadas; reforma e ampliação de instalações físicas ligadas à atividade; móveis e utensílios e várias outras. Também há linhas para apoiar investimentos de implantação, expansão, relocalização, modernização, diversificação, desenvolvimento tecnológico e gerencial, racionalização e controle ambiental.

O empreendedor que deseja o financiamento do Bandes tem uma estrutura acessível à sua disposição. As linhas de financiamento do Bandes contemplam todas as atividades produtivas. O banco tem consultores em todos os municípios do Estado, que estão aptos a elaborar as propostas de financiamento, conhecem a documentação necessária e as melhores opções de crédito para cada caso. Para ser cliente, é preciso procurar um consultor do Bandes em seu município pelo site ou ligue 0800 283 4202 para mais informações.

WEG Motores em Linhares – Fundada em 1961, a WEG atua principalmente no setor de bens de capital e é um dos maiores fabricantes mundiais de equipamentos eletroeletrônicos, atuando em cinco linhas principais: motores, energia, transmissão & distribuição, automação e tintas. Com mais de 24 mil colaboradores, possui a capacidade produtiva diária de 30 mil motores na unidade em Linhares. A unidade em Linhares, foi inaugurada em agosto de 2011 e fica situada às margens da BR- 101, no distrito de Rio Quartel.

No país, o grupo tem sua sede e principais unidades industriais em Jaraguá do Sul/SC. Suas demais fábricas estão espalhadas por Rio Grande do Sul (Gravataí), Santa Catarina (Blumenau, Guaramirim, Itajaí e Joaçaba), São Paulo (São Paulo, São Bernardo do Campo e Hortolândia), Amazonas (Manaus), Espírito Santo (Linhares). Também possui unidades no exterior.

Serviço:
Condições Operacionais Linha Funres Média Empresa Competitiva
Beneficiários: Empresários de médio porte do interior do Espírito Santo
Valores: até R$ 1 milhão;
Taxa de juros: 9% ao ano;
Prazos: até 10 anos;
Prazo de carência: até 2 anos.

Fonte: Assessoria de Comunicação/Bandes

Foto: SXC

ABDE promove 47º Enacon

21 de novembro de 2024

Mais notícias