Notícias
Bancoob lança o Cartão BNDES Sicoob
31 de março de 2013
O sonho do Bancoob em implantar o cartão BNDES para o maior sistema de cooperativas de crédito do Brasil – o Sicoob – começou a se concretizar durante a reunião da Assembleia da Associação Brasileira de Instituições Financeiras de Desenvolvimento – ABDE. Foi com esta declaração que o presidente do Bancoob, Marco Aurélio Almada, iniciou o seu discurso no lançamento do Cartão BNDES Sicoob, no último dia 18 de abril (quinta-feira), em Brasília.
De acordo com Almada, a integração promovida pela ABDE entre as instituições financeiras de desenvolvimento – IFDs, possibilitou o Bancoob estreitar o relacionamento com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES e iniciar o desenvolvimento do projeto de implantação do cartão – uma modalidade de financiamento de longo prazo, voltada para micro, pequenas e médias empresas. Ao todo, foram nove meses de projeto, desde a criação ao lançamento. “O cartão BNDES é fundamental para o avanço dos nossos cooperados. Ele tem uma função social importante, pois oferece uma condição especial para o crescimento do s micro e pequenos”, salientou.
Outra importante conquista do Sicoob e Bancoob durante o desenvolvimento do projeto foi o credenciamento da Bandeira de cartões Cabal junto ao BNDES. A Cabal – uma bandeira de cartões aberta, emitida por diversas instituições financeiras presentes na América do Sul – também faz parte do Sicoob e é a terceira bandeira a operar com o cartão BNDES.
“O Sicoob se torna o primeiro sistema cooperativo de crédito e a sexta instituição financeira nacional a ofertar esse produto. Além disso, fortalecemos a nossa Cabal Brasil que, atuando como bandeira e adquirente do produto, traz vantagens em relação às bandeiras universais nas vendas realizadas com o Cartão BNDES Sicoob”, comentou Almada. A expectativa do presidente do Bancoob é emitir mais 5 mil cartões até o final do ano.
O Cartão BNDES Sicoob consiste em uma linha de crédito pré-aprovada, com limite de até R$ 1 milhão, taxa de juros atrativa e pagamento em prestações mensais fixas. Podem solicitar o cartão os associados Pessoa Jurídica (PJ) donos de empresas de micro, pequeno e médio porte com controle nacional, cujo faturamento bruto anual não ultrapasse R$ 90 milhões, que exerçam atividade econômica compatível com as políticas operacionais e de crédito do BNDES e que estejam em dia com as obrigações fiscais e tributárias. Com o Cartão BNDES Sicoob os associados PJ poderão financiar a compra de máquinas, equipamentos, veículos e outros bens de produção, diretamente com fornecedores credenciados pela Cabal Brasil no portal do Cartão BNDES.
De acordo com o diretor do BNDES, Maurício Borges, a parceria com o Sicoob busca a diversificação dos agentes financeiros. “Não existe economia sem o médio e pequeno empreendedor, pois eles exercem uma atividade fundamental para o setor financeiro. O desenvolvimento da nação se dá por meio da oferta de crédito de forma democrática, robusta, inclusiva e eficiente”, enfatizou.
José Salvino de Menezes, presidente do Sicoob Confederação, ressaltou a relevância do cooperativismo de crédito como um propulsor na economia do país. “Dia após dia comprovamos a importância das micro e pequenas empresas no cenário econômico. Elas, assim como as cooperativas de crédito, estão dando à sociedade brasileira a sua contribuição em prol do crescimento, geração de emprego, redução das desigualdades sociais e do desenvolvimento das comunidades”, ressaltou.
Além dos dirigentes da Cabal e de representantes de cooperativas de crédito de todo o país, a solenidade contou com a participação do diretor do BNDES, Guilherme Narciso Lacerda; do superintendente do BNDES, Cláudio Bernardo; do diretor-técnico do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Nacional), Carlos Alberto dos Santos, o deputado federal Lelo Coimbra (PMDB-ES e o superintendente executivo da ABDE, Marco Antônio de Araújo Lima, que, na ocasião, representou o presidente da ABDE, Carlos Horn. Esteve presente também à cerimônia a gerente de Comunicação da ABDE, Cristiane Viturino.
Sobre o Sicoob
O Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob) possui mais de 2 milhões de associados em todo o país e está presente em 23 estados brasileiros e no Distrito Federal. É composto por mais de 500 cooperativas singulares, 15 cooperativas centrais e a Confederação Nacional das Cooperativas do Sicoob (Sicoob Confederação). Integram, ainda, o Sistema, o Banco Cooperativo do Brasil do Brasil (Bancoob) e suas subsidiárias, provedoras de produtos e serviços especializados, como consórcio, previdência e fundos de investimento. A rede Sicoob é a sexta maior entre as instituições financeiras que atuam no país, com mais de 2 mil pontos de atendimento. As cooperativas inseridas no Sistema oferecem um amplo portfólio de produtos e serviços para seus associados e possibilitam acesso a recursos para empréstimos em geral e investimentos, tanto para pessoas físicas como jurídicas, com juros mais acessíveis.
Sicredi discute financiamento de baixo carbono na COP 29 no Azerbaijão
28 de novembro de 2024
Cresol participa de painel sobre finanças sustentáveis na COP 29
28 de novembro de 2024
ABDE participa da 14ª edição do Encontro Nacional de Indústria
27 de novembro de 2024
BRDE no Paraná firma primeiro contrato com recursos de Letras de Crédito do Agronegócio
27 de novembro de 2024