publicações-rumo

Publicações

Notícias


Bancoob lança o Cartão BNDES Sicoob

31 de março de 2013

O sonho do Bancoob em implantar o cartão BNDES para o maior sistema de cooperativas de crédito do Brasil – o Sicoob – começou a se concretizar durante a reunião da Assembleia da Associação Brasileira de Instituições Financeiras de Desenvolvimento – ABDE. Foi com esta declaração que o presidente do Bancoob, Marco Aurélio Almada, iniciou o seu discurso no lançamento do Cartão BNDES Sicoob, no último dia 18 de abril (quinta-feira), em Brasília.

De acordo com Almada, a integração promovida pela ABDE entre as instituições financeiras de desenvolvimento – IFDs, possibilitou o Bancoob estreitar o relacionamento com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES e iniciar o desenvolvimento do projeto de implantação do cartão – uma modalidade de financiamento de longo prazo, voltada para micro, pequenas e médias empresas. Ao todo, foram nove meses de projeto, desde a criação ao lançamento. “O cartão BNDES é fundamental para o avanço dos nossos cooperados. Ele tem uma função social importante, pois oferece uma condição especial para o crescimento do s micro e pequenos”, salientou. 

Outra importante conquista do Sicoob e Bancoob durante o desenvolvimento do projeto foi o credenciamento da Bandeira de cartões Cabal junto ao BNDES. A Cabal – uma bandeira de cartões aberta, emitida por diversas instituições financeiras presentes na América do Sul – também faz parte do Sicoob e é a terceira bandeira a operar com o cartão BNDES.

“O Sicoob se torna o primeiro sistema cooperativo de crédito e a sexta instituição financeira nacional a ofertar esse produto. Além disso, fortalecemos a nossa Cabal Brasil que, atuando como bandeira e adquirente do produto, traz vantagens em relação às bandeiras universais nas vendas realizadas com o Cartão BNDES Sicoob”, comentou Almada. A expectativa do presidente do Bancoob é emitir mais 5 mil cartões até o final do ano.

O Cartão BNDES Sicoob consiste em uma linha de crédito pré-aprovada, com limite de até R$ 1 milhão, taxa de juros atrativa e pagamento em prestações mensais fixas. Podem solicitar o cartão os associados Pessoa Jurídica (PJ) donos de empresas de micro, pequeno e médio porte com controle nacional, cujo faturamento bruto anual não ultrapasse R$ 90 milhões, que exerçam atividade econômica compatível com as políticas operacionais e de crédito do BNDES e que estejam em dia com as obrigações fiscais e tributárias. Com o Cartão BNDES Sicoob os associados PJ poderão financiar a compra de máquinas, equipamentos, veículos e outros bens de produção, diretamente com fornecedores credenciados pela Cabal Brasil no portal do Cartão BNDES.

De acordo com o diretor do BNDES, Maurício Borges, a parceria com o Sicoob busca a diversificação dos agentes financeiros. “Não existe economia sem o médio e pequeno empreendedor, pois eles exercem uma atividade fundamental para o setor financeiro. O desenvolvimento da nação se dá por meio da oferta de crédito de forma democrática, robusta, inclusiva e eficiente”, enfatizou. 

José Salvino de Menezes, presidente do Sicoob Confederação, ressaltou a relevância do cooperativismo de crédito como um propulsor na economia do país. “Dia após dia comprovamos a importância das micro e pequenas empresas no cenário econômico. Elas, assim como as cooperativas de crédito, estão dando à sociedade brasileira a sua contribuição em prol do crescimento, geração de emprego, redução das desigualdades sociais e do desenvolvimento das comunidades”, ressaltou.

Além dos dirigentes da Cabal e de representantes de cooperativas de crédito de todo o país, a solenidade contou com a participação do diretor do BNDES, Guilherme Narciso Lacerda; do superintendente do BNDES, Cláudio Bernardo; do diretor-técnico do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Nacional), Carlos Alberto dos Santos, o deputado federal Lelo Coimbra (PMDB-ES e o superintendente executivo da ABDE, Marco Antônio de Araújo Lima, que, na ocasião, representou o presidente da ABDE, Carlos Horn. Esteve presente também à cerimônia a gerente de Comunicação da ABDE, Cristiane Viturino.

Sobre o Sicoob

O Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob) possui mais de 2 milhões de associados em todo o país e está presente em 23 estados brasileiros e no Distrito Federal. É composto por mais de 500 cooperativas singulares, 15 cooperativas centrais e a Confederação Nacional das Cooperativas do Sicoob (Sicoob Confederação). Integram, ainda, o Sistema, o Banco Cooperativo do Brasil do Brasil (Bancoob) e suas subsidiárias, provedoras de produtos e serviços especializados, como consórcio, previdência e fundos de investimento. A rede Sicoob é a sexta maior entre as instituições financeiras que atuam no país, com mais de 2 mil pontos de atendimento. As cooperativas inseridas no Sistema oferecem um amplo portfólio de produtos e serviços para seus associados e possibilitam acesso a recursos para empréstimos em geral e investimentos, tanto para pessoas físicas como jurídicas, com juros mais acessíveis.

Mais notícias