Notícias
Banco da Amazônia firma termo de cooperação para o turismo
31 de julho de 2013
O Banco da Amazônia assinou, na última semana, durante o I Congresso de Turismo, Hospedagem e Gastronomia da Amazônia Legal, um termo de cooperação técnica com a Confederação Nacional do Turismo (CNTUR) e Secretaria de Estado do Turismo do Pará (Setur) para o fortalecimento de atividades empresariais no âmbito da cadeia produtiva do turismo na Amazônia Legal. O encontro aconteceu no Hangar Centro de Convenções e foi promovido pela CNTUR e Associação Nacional de Secretários e Dirigentes de Turismo das Capitais e Destinos Indutores (Anseditur), com o patrocínio do banco.
O termo foi assinado pelo diretor Comercial e de Distribuição, José Roberto de Lima, pelo secretário de Estado de Turismo, Adenauer Góes, e pelo presidente da CNTUR, Nelson Pinto. Com a assinatura do documento, o Banco da Amazônia se compromete a atuar no fomento ao turismo no Pará, alinhado com as prioridades especificas do setor, definidas pelas políticas dos Governos Federal e Estadual, além de contribuir para o fortalecimento da cadeia produtiva e das alianças institucionais com o trade do turismo no Pará. O banco também trabalhará para aperfeiçoar produtos financeiros e serviços bancários direcionados às necessidades do setor e para divulgar amplamente as normas e procedimentos operacionais.
Pelo termo, caberá à Setur zelar para que as proposições do termo sejam alcançadas, designar técnicos para participar das atividades e propor processos que levem à realização das ações propostas. Quanto à CNTUR, esta se responsabilizará pela articulação institucional, no sentido de reunir atores públicos e privados, que, dentre outras ações, colaborem para o desenvolvimento turístico do Polo Xingu.
Palestra – Ainda no evento, o diretor da Dicom, José Roberto de Lima, realizou a palestra “O financiamento do Desenvolvimento do Turismo na Amazônia Legal”. Ele fez uma apresentação institucional do Banco da Amazônia, destacando que o órgão é o principal agente financeiro dos programas e políticas do Governo Federal para a Região.
Na ocasião, o diretor ressaltou o trabalho sempre focado que o banco executa visando o desenvolvimento sustentável da Amazônia, a importância de se agregar este desenvolvimento na área de turismo, além de apresentar o FNO e os benefícios socioeconômicos do Fundo para a região.
“Na condição de operador do FNO, principal fonte de recursos financeiros para crédito de fomento da Região, nossa Instituição tem o compromisso com o desenvolvimento regional, conciliando o progresso com a preservação ambiental”, explanou o titular da Dicom. José Roberto de Lima falou, ainda, sobre as linhas de financiamento que existem para a produção florestal, agricultura, agronomia, indústria e para a área de comércio e serviços.
Também participaram do congresso o superintendente da PA I, Luiz Euclides Feio, os gerentes Manoel Merêncio, da Agência Belém-Pedreira, e Antônio Edson Ribeiro e Rosana de Freitas, respectivamente gerentes Geral e de Relacionamento da Agência Belém-Reduto.
Fonte: Assessoria de Comunicação / Banco da Amazônia
Badesul negocia recursos internacionais com Banco Asiático para recuperação e sustentabilidade no RS
29 de novembro de 2024
BB lança o fundo garantidor FGO no crédito rural em apoio ao Rio Grande do Sul
29 de novembro de 2024
Sicredi discute financiamento de baixo carbono na COP 29 no Azerbaijão
28 de novembro de 2024
Cresol participa de painel sobre finanças sustentáveis na COP 29
28 de novembro de 2024
ABDE participa da 14ª edição do Encontro Nacional de Indústria
27 de novembro de 2024