publicações-rumo

Publicações

Notícias


Banco da Amazônia firma termo de cooperação para o turismo

31 de julho de 2013

O Banco da Amazônia assinou, na última semana, durante o I Congresso de Turismo, Hospedagem e Gastronomia da Amazônia Legal, um termo de cooperação técnica com a Confederação Nacional do Turismo (CNTUR) e Secretaria de Estado do Turismo do Pará (Setur) para o fortalecimento de atividades empresariais no âmbito da cadeia produtiva do turismo na Amazônia Legal. O encontro aconteceu no Hangar Centro de Convenções e foi promovido pela CNTUR e Associação Nacional de Secretários e Dirigentes de Turismo das Capitais e Destinos Indutores (Anseditur), com o patrocínio do banco.

O termo foi assinado pelo diretor Comercial e de Distribuição, José Roberto de Lima, pelo secretário de Estado de Turismo, Adenauer Góes, e pelo presidente da CNTUR, Nelson Pinto. Com a assinatura do documento, o Banco da Amazônia se compromete a atuar no fomento ao turismo no Pará, alinhado com as prioridades especificas do setor, definidas pelas políticas dos Governos Federal e Estadual, além de contribuir para o fortalecimento da cadeia produtiva e das alianças institucionais com o trade do turismo no Pará. O banco também trabalhará para aperfeiçoar produtos financeiros e serviços bancários direcionados às necessidades do setor e para divulgar amplamente as normas e procedimentos operacionais.

Pelo termo, caberá à Setur zelar para que as proposições do termo sejam alcançadas, designar técnicos para participar das atividades e propor processos que levem à realização das ações propostas. Quanto à CNTUR, esta se responsabilizará pela articulação institucional, no sentido de reunir atores públicos e privados, que, dentre outras ações, colaborem para o desenvolvimento turístico do Polo Xingu.

Palestra – Ainda no evento, o diretor da Dicom, José Roberto de Lima, realizou a palestra “O financiamento do Desenvolvimento do Turismo na Amazônia Legal”. Ele fez uma apresentação institucional do Banco da Amazônia, destacando que o órgão é o principal agente financeiro dos programas e políticas do Governo Federal para a Região.

Na ocasião, o diretor ressaltou o trabalho sempre focado que o banco executa visando o desenvolvimento sustentável da Amazônia, a importância de se agregar este desenvolvimento na área de turismo, além de apresentar o FNO e os benefícios socioeconômicos do Fundo para a região.

“Na condição de operador do FNO, principal fonte de recursos financeiros para crédito de fomento da Região, nossa Instituição tem o compromisso com o desenvolvimento regional, conciliando o progresso com a preservação ambiental”, explanou o titular da Dicom. José Roberto de Lima falou, ainda, sobre as linhas de financiamento que existem para a produção florestal, agricultura, agronomia, indústria e para a área de comércio e serviços.

Também participaram do congresso o superintendente da PA I, Luiz Euclides Feio, os gerentes Manoel Merêncio, da Agência Belém-Pedreira, e Antônio Edson Ribeiro e Rosana de Freitas, respectivamente gerentes Geral e de Relacionamento da Agência Belém-Reduto.

Fonte: Assessoria de Comunicação / Banco da Amazônia

Mais notícias