publicações-rumo

Publicações

Notícias


Bahia lança programa que estimula a inovação nos negócios

31 de dezembro de 2012

A partir de fevereiro, as micro e pequenas empresas do sul da Bahia, em Ilhéus, terão acesso à Agenda de Soluções 2013 em Gestão e Inovação, por meio do programa Agentes Locais de Inovação (ALI). A iniciativa será lançada em Itabuna, no dia 4 de fevereiro, e em Ilhéus, no dia 5 de fevereiro.

O programa ALI é desenvolvido pelo Sebrae em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ). Os Agentes Locais de Inovação atuam nos segmentos de moda, alimentação, saúde e automotivo. Na Bahia, a estimativa é atender a 1,5 mil empreendimentos em 2013.

A regional do Sebrae em Ilhéus está em fase de inscrição de candidatos, que acontece até o dia 31 de março – são 50 vagas para cada município. “Estamos sendo bem recebidos pelos empresários locais. Apresentar as soluções em inovação e tecnologia e utilizar esse conhecimento para alavancar o nível de crescimento e faturamento das empresas são as principais expectativas”, revela o agente Sílvio Viana.

Entre os que já garantiram uma vaga está o comerciante de pneus e produtos automotivos de Itabuna, Amós Almeida Lima. A empresa de pequeno porte, com quatro funcionários, tem apenas dois anos de atuação no mercado e comercializa cerca de 300 pneus por mês. “Eu quero melhorar o conhecimento das minhas necessidades, ter uma visualização segura de onde fazer novos investimentos e contratações, para reduzir custos e aumentar o volume de vendas”, explica o empresário.

O levantamento das empresas interessadas é feito por meio das entidades representativas do setor. Depois de cadastrada, será aplicada na empresa um questionário, seguido por um diagnóstico da atividade. O próximo passo é oferecer as soluções e consultorias do Sebrae. “A maior vantagem para o empresário é o item qualidade, um pré-requisito para fortalecer o negócio, inovando o que já existe”, explica a gestora do programa, Valdinéia Borges.

Em campo, os agentes também tiram dúvidas e modificam pensamentos equivocados sobre inovação e tecnologia. “Nos preparamos para ouvir dos empresários que inovação é muito cara e que eles não têm recursos. Por isso, tratamos de explicar que inovar é muito simples e que o programa ALI ajuda na implementação de ações inovadoras que geram aumento da competitividade das empresas”, destaca a agente Susan Muniz.

Fonte: Agência Sebrae de Notícias/ ASN

Mais notícias