Notícias
Bahia lança programa que estimula a inovação nos negócios
31 de dezembro de 2012
A partir de fevereiro, as micro e pequenas empresas do sul da Bahia, em Ilhéus, terão acesso à Agenda de Soluções 2013 em Gestão e Inovação, por meio do programa Agentes Locais de Inovação (ALI). A iniciativa será lançada em Itabuna, no dia 4 de fevereiro, e em Ilhéus, no dia 5 de fevereiro.
O programa ALI é desenvolvido pelo Sebrae em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ). Os Agentes Locais de Inovação atuam nos segmentos de moda, alimentação, saúde e automotivo. Na Bahia, a estimativa é atender a 1,5 mil empreendimentos em 2013.
A regional do Sebrae em Ilhéus está em fase de inscrição de candidatos, que acontece até o dia 31 de março – são 50 vagas para cada município. “Estamos sendo bem recebidos pelos empresários locais. Apresentar as soluções em inovação e tecnologia e utilizar esse conhecimento para alavancar o nível de crescimento e faturamento das empresas são as principais expectativas”, revela o agente Sílvio Viana.
Entre os que já garantiram uma vaga está o comerciante de pneus e produtos automotivos de Itabuna, Amós Almeida Lima. A empresa de pequeno porte, com quatro funcionários, tem apenas dois anos de atuação no mercado e comercializa cerca de 300 pneus por mês. “Eu quero melhorar o conhecimento das minhas necessidades, ter uma visualização segura de onde fazer novos investimentos e contratações, para reduzir custos e aumentar o volume de vendas”, explica o empresário.
O levantamento das empresas interessadas é feito por meio das entidades representativas do setor. Depois de cadastrada, será aplicada na empresa um questionário, seguido por um diagnóstico da atividade. O próximo passo é oferecer as soluções e consultorias do Sebrae. “A maior vantagem para o empresário é o item qualidade, um pré-requisito para fortalecer o negócio, inovando o que já existe”, explica a gestora do programa, Valdinéia Borges.
Em campo, os agentes também tiram dúvidas e modificam pensamentos equivocados sobre inovação e tecnologia. “Nos preparamos para ouvir dos empresários que inovação é muito cara e que eles não têm recursos. Por isso, tratamos de explicar que inovar é muito simples e que o programa ALI ajuda na implementação de ações inovadoras que geram aumento da competitividade das empresas”, destaca a agente Susan Muniz.
Fonte: Agência Sebrae de Notícias/ ASN
ABDE participa da 14ª edição do Encontro Nacional de Indústria
27 de novembro de 2024
BRDE no Paraná firma primeiro contrato com recursos de Letras de Crédito do Agronegócio
27 de novembro de 2024
G20 Social: CAIXA assina Acordo de Cooperação Técnica com o Ministério da Igualdade Racial para criação de soluções financeiras inclusivas
27 de novembro de 2024
BNDES bate recorde de aprovações para a inovação com R$ 11,1 bilhões
26 de novembro de 2024
ABDE alerta para os riscos do PL 4395/2024 ao mercado de crédito e à segurança do FGC
26 de novembro de 2024