Notícias

Badesul lançou iniciativas para impulsionar a sustentabilidade nas cidades gaúchas no South Summit Brazil 2025
22 de abril de 2025
O Badesul Desenvolvimento, vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, anunciou na quarta-feira (9/4) duas iniciativas voltadas à sustentabilidade dos municípios gaúchos: a linha de financiamento Badesul Cidades +Verdes e o Programa Municípios Renováveis, este último em parceria com o Sindienergia-RS. O lançamento ocorreu às 14h, durante o South Summit Brazil 2025, evento realizado no Cais Mauá, em Porto Alegre, com correalização do Governo do Estado.
A linha Badesul Cidades +Verdes, desenvolvida com o apoio técnico da WRI Brasil, é pioneira no país ao financiar projetos com soluções baseadas na natureza (SBN), promovendo ideias sustentáveis para desafios urbanos e ambientais. Alinhada aos objetivos do Plano Rio Grande, a iniciativa incentiva a implantação de infraestruturas verdes, como jardins de chuva, biovaletas, parques lineares multifuncionais, sistemas urbanos de drenagem sustentável e revitalização de rios, córregos e lagoas. Além de contribuírem para a adaptação às mudanças climáticas, esses projetos tornam as cidades mais resilientes e ambientalmente equilibradas.
Com um orçamento anual de R$ 20 milhões, a linha de financiamento oferece condições diferenciadas: juros de 2% ao ano acrescidos da Taxa Selic, prazo de pagamento de até dez anos e carência inicial. “Promover o desenvolvimento sustentável e contribuir na transição para uma economia de baixo carbono é um compromisso do Badesul. Por isso, destinamos 18% do orçamento do Programa Badesul Cidades à linha Badesul Cidades +Verdes. Essa iniciativa chegou para transformar, contribuindo tanto para a reconstrução do estado quanto para tornar os municípios gaúchos referência em resiliência”, destacou Claudio Gastal, presidente do Badesul.
Além de ser mais econômica — com custos médios 50% menores do que as infraestruturas cinzas tradicionais —, a adoção de soluções baseadas na natureza oferece benefícios ambientais, sociais e econômicos. “Ao criar espaços verdes, preservamos a biodiversidade e ajudamos a resfriar as cidades, tornando-as mais habitáveis para todos”, completou Gastal.
Municípios Renováveis: transição energética personalizada
O Programa Municípios Renováveis, lançado em parceria com o Sindienergia-RS, busca ampliar a conscientização e o engajamento dos municípios na transição energética. Com duração de dois anos, podendo ser renovado, a iniciativa oferecerá painéis técnicos regionais, adaptados às particularidades de cada localidade, fomentando o uso estratégico de energia solar, eólica, hidrelétrica, biomassa, biogás, hidrogênio verde, sistemas de armazenamento de energias, com objetivo de promover o desenvolvimento econômico, social e ambiental do município.
“O Rio Grande do Sul possui uma série de recursos naturais abundantes para a geração de energia limpa, como ventos constantes e altos índices de radiação solar. Pretendemos capacitar os municípios para que explorem essas potencialidades e, como agência de fomento, contribuir para viabilizar esses projetos”, afirmou Claudio Gastal.
O Sindienergia-RS reforça a importância da iniciativa, destacando a diversificação da matriz energética do estado e a segurança social: “Já estávamos com este olhar de fomentar ações de descarbonização nos municípios do RS, e após as enchentes de 2024, ficou ainda mais evidente a necessidade de estarmos preparados para os efeitos das mudanças climáticas. Levaremos para cada localidade do estado as oportunidades em termos de energias renováveis, segurança social, inovação e desenvolvimento socioeconômico e ambiental”, conforme a presidente Daniela Cardeal.
Fomento recebe aporte de R$ 9 milhões para concessão de crédito no projeto “Mãos que Criam”
23 de abril de 2025
Mais Crédito Inclusão: Afeam divulga linha de financiamento para pessoas com deficiência
23 de abril de 2025
Banrisul no South Summit 2025: inovação com propósito humano e investimentos na reconstrução do RS
22 de abril de 2025
Foi dada a largada: Prêmio Sebrae Mulher de Negócios abre as inscrições para 2025
17 de abril de 2025
Banco do Brasil lança campanha para edital de patrocínio CCBB 2026-2027
17 de abril de 2025