publicações-rumo

Publicações

Notícias


Aumenta a confiança do consumidor em setembro

31 de agosto de 2014

Divulgado hoje pela Fundação Getúlio Vargas, o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) teve avanço de 0,7% entre agosto e setembro de 2014, passando de 102,3 para 103,0 pontos.  O resultado veio após queda de 4,3%, em agosto, e crescimento de 3,0%, em julho. Apesar das oscilações, o indicador segue tendência de queda.

Segundo Viviane Seda, coordenadora da pesquisa da FGV/IBRE, “Após um período de queda acentuada da confiança dos consumidores até maio, os resultados se tornaram mais voláteis e por isso devem ser analisados com cautela. Em setembro, a melhora deve-se a uma diminuição do pessimismo com economia nos meses seguintes, possivelmente, relacionada a uma redução de incertezas com o final do período eleitoral”.

Por um lado, o resultado setembro mostra uma queda na satisfação dos consumidores com o momento presente, medida pelo Índice da Situação Atual (ISA), que caiu 2,2% (104,8 pontos). Trata-se do menor nível desde maio de 2009 (103,0).

Por outro lado, as expectativas em relação aos meses seguintes tornaram-se menos pessimistas. O Índice de Expectativas (IE) cresceu 2,1% (102,2 pontos), melhor resultado desde abril de 2014 (103,6), e impactou o ICC de forma positiva.

Fonte: FGV/IBRE/ Com equipe ABDE

Mais notícias