publicações-rumo

Publicações

Notícias


Assinado primeiro projeto do Finep 30 dias

30 de novembro de 2013

Foi assinado nessa sexta-feira (20/12) pelos presidentes da Finep, Glauco Arbix, e da Jari Celulose, Papel e Embalagens, Sergio Amoroso, o primeiro projeto aprovado com base na nova metodologia de análise Finep 30 dias. “Este contrato tem um sentido maior para a Finep, pois mostra que é possível ser eficiente com muito mais rigor e qualidade no processo de concessão de financiamento”, afirmou o presidente Glauco Arbix. A Jari receberá R$ 206 milhões em crédito para projeto de conversão da sua planta atual de celulose branqueada de fibra curta, utilizada na fabricação de papel, para celulose solúvel, aplicada ao mercado têxtil e que tem como principal característica o alto grau de pureza.

A análise da proposta, assim como a sua aprovação na diretoria da Finep, aconteceu em tempo ainda menor do que o previsto: foram 21 dias entre a entrada do projeto, no dia 27 de setembro, e a sua aprovação, ocorrida no dia 18 de outubro. A etapa de elaboração do contrato, que contempla a análise das garantias e documentos jurídicos até a primeira liberação de recursos, também aconteceu no tempo previsto pelo Finep 30 dias, que estipula prazo de 60 dias, contra os 120 praticados em 2012. A última fase refere-se ao acompanhamento até o encerramento e à prestação de contas final. Neste caso, não há um tempo determinado porque depende da resposta das empresas.

O Finep 30 dias  já tem em seu banco de dados mais de mil empresas cadastradas e 30 projetos aprovados. Trata-se de uma metodologia com padrão internacional, que tem como finalidade simplificar os processos e aumentar a transparência, rapidez e a qualidade dos pareceres concedidos pelos analistas da financiadora.

A metodologia é baseada em um rating (novo indicador de sensibilidade acerca da trajetória de investimento em inovação da empresa), modelo dinâmico e com evolução constante. A empresa apresenta seu projeto por meio de um formulário simplificado e objetivo. A partir das informações, é feita, em 30 dias, a análise financeira, com a avaliação do risco de crédito, e também a análise técnica, que inclui o mérito, as incertezas e os riscos da inovação. 

Esta é a primeira operação da Jari com a Finep. O projeto de conversão permitirá à empresa atuar em um mercado menos competitivo e de maior valor agregado, o que possibilitará ganhos bem maiores.  Os recursos também vão apoiar outros projetos de inovação da empresa, que tem capital 100% nacional. 

Fonte: Assessoria de Comunicação/ Finep

Mais notícias