publicações-rumo

Publicações

Notícias


AGN participa de debate sobre financiamento ao desenvolvimento sustentável nas cidades

AGN participa de debate sobre financiamento ao desenvolvimento sustentável nas cidades

29 de maio de 2023

A Agência de Fomento do RN (AGN-RN) participou na última quinta-feira (25/05) do encontro da Rede para Financiamento de Infraestrutura Sustentável em Cidades (Rede FISC) e a apresentação do guia “Desmistificando o Financiamento Climático para Município”. O encontro aconteceu em Brasília-DF na sede da Frente Nacional de Prefeito (FNP).

A instituição financeira foi representada pela diretora-presidente Márcia Maia e assessoria, que participaram das discussões sobre financiamentos climático, verde e de baixo carbono voltados a investimentos para o desenvolvimento sustentável destinados aos municípios em todo o país. A reunião contou com a participação de instituições nacionais e internacionais de apoio e financiamento ao desenvolvimento.

Para Márcia, a troca de experiências e expertise junto às instituições que integram a Rede FISC é fundamental para promoção da inovação de produtos financeiros para impulsionar desenvolvimento nas cidades potiguares. “Lançamos uma linha voltada a sustentabilidade no início deste ano, mas queremos ir além e poder colaborar com o desenvolvimento humano, social e sustentável nos municípios também por meio do impulso às infraestruturas”, destacou Márcia.

A Rede FISC tem como objetivo ampliar a colaboração, a coordenação e as trocas entre as instituições que apoiam as cidades na viabilização de infraestrutura urbana sustentável, a fim de identificar e construir ações conjuntas para potenciar seu impacto e reduzir a lacuna de infraestrutura sustentável nos centros urbanos brasileiros.

A Rede FISC reúne instituições financeiras de desenvolvimento internacionais, nacionais e locais, representantes do setor público, e outras instituições envolvidas no financiamento de infraestrutura urbana no Brasil. Desde 2018, os encontros da Rede reuniram mais de 46 instituições, entre elas Banco Mundial, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).

A principal frente de atuação da Rede FISC são os encontros periódicos para disseminação de conhecimento, discussões e trocas de experiências sobre o financiamento de infraestrutura urbana sustentável. As reuniões são espaços de  cocriação de ideias e consolidação e sistematização do conhecimento sobre a temática.

Fonte: Ascom/AGN

Mais notícias