publicações-rumo

Publicações

Notícias


AgeRio e Caixa turbinam produção de etanol no Rio

30 de junho de 2013

Na última quinta-feira (04/07) o Governo do Estado, através da AgeRio, e a Caixa Econômica Federal firmaram parceria para estimular o crédito direcionado ao agronegócio no Rio de Janeiro, em especial à produção de etanol.

O objetivo é promover o desenvolvimento do setor da região, e assim propiciar o aumento da produção de etanol, reduzindo a dependência em relação a outros estados, já que atualmente o Rio produz apenas 0.5% do etanol brasileiro, enquanto consome 6% da produção nacional.

O termo de cooperação foi assinado em cerimônia no Palácio Guanabara, pelo governador Sérgio Cabral, os secretários estaduais de Desenvolvimento Econômico Julio Bueno, Agricultura e Pecuária, Christino Áureo, a superintendente da Caixa no Rio, Nelma Tavares, e o presidente da AgeRio, Domingos Vargas.

O primeiro crédito concedido por meio da parceria foi destinado à Coagro, Cooperativa Agroindustrial do Estado do Rio de Janeiro, estabelecida em Campos dos Goytacazes, que processa a cana-de-açúcar fornecida por seus cooperados, que somam 9.800 plantadores de cana da região.

Durante a cerimônia, o presidente da Coagro, Frederico Paes, assinou contrato de financiamento tanto com a AgeRio, no valor de R$ 6,2 milhões, quanto com a Caixa, no valor de R$ 12,5 milhões. O aporte da AgeRio será empregado na compra de três máquinas colheitadeiras de cana-de-açúcar de tecnologia avançada, além de seis tratores, três caminhões e outros equipamentos. Já o crédito da Caixa será investido em insumos ao plantio de cana-de-açúcar.

“Esta parceria que está sendo firmada aqui hoje entre o Governo e Caixa visa o apoio ao agronegócio, em especial à produção de etanol. Essas duas operações com a Coagro são o nosso projeto piloto, e a partir dele nós vamos montar uma agenda de trabalho com outros players para garantir uma mudança de patamar do etanol no Rio de Janeiro”, afirmou Domingos Vargas.

Esta é segunda vez que o setor ganha incentivos. No ano passado o Governo do Estado reduziu o ICMS sobre a produção do etanol de 24% para 2%.

Fonte: Assessoria de Comunicação/ AgeRio

Imagem: Divulgação

Mais notícias