Notícias
AgeRio e Caixa turbinam produção de etanol no Rio
30 de junho de 2013
Na última quinta-feira (04/07) o Governo do Estado, através da AgeRio, e a Caixa Econômica Federal firmaram parceria para estimular o crédito direcionado ao agronegócio no Rio de Janeiro, em especial à produção de etanol.
O objetivo é promover o desenvolvimento do setor da região, e assim propiciar o aumento da produção de etanol, reduzindo a dependência em relação a outros estados, já que atualmente o Rio produz apenas 0.5% do etanol brasileiro, enquanto consome 6% da produção nacional.
O termo de cooperação foi assinado em cerimônia no Palácio Guanabara, pelo governador Sérgio Cabral, os secretários estaduais de Desenvolvimento Econômico Julio Bueno, Agricultura e Pecuária, Christino Áureo, a superintendente da Caixa no Rio, Nelma Tavares, e o presidente da AgeRio, Domingos Vargas.
O primeiro crédito concedido por meio da parceria foi destinado à Coagro, Cooperativa Agroindustrial do Estado do Rio de Janeiro, estabelecida em Campos dos Goytacazes, que processa a cana-de-açúcar fornecida por seus cooperados, que somam 9.800 plantadores de cana da região.
Durante a cerimônia, o presidente da Coagro, Frederico Paes, assinou contrato de financiamento tanto com a AgeRio, no valor de R$ 6,2 milhões, quanto com a Caixa, no valor de R$ 12,5 milhões. O aporte da AgeRio será empregado na compra de três máquinas colheitadeiras de cana-de-açúcar de tecnologia avançada, além de seis tratores, três caminhões e outros equipamentos. Já o crédito da Caixa será investido em insumos ao plantio de cana-de-açúcar.
“Esta parceria que está sendo firmada aqui hoje entre o Governo e Caixa visa o apoio ao agronegócio, em especial à produção de etanol. Essas duas operações com a Coagro são o nosso projeto piloto, e a partir dele nós vamos montar uma agenda de trabalho com outros players para garantir uma mudança de patamar do etanol no Rio de Janeiro”, afirmou Domingos Vargas.
Esta é segunda vez que o setor ganha incentivos. No ano passado o Governo do Estado reduziu o ICMS sobre a produção do etanol de 24% para 2%.
Fonte: Assessoria de Comunicação/ AgeRio
Imagem: Divulgação
Badesul negocia recursos internacionais com Banco Asiático para recuperação e sustentabilidade no RS
29 de novembro de 2024
BB lança o fundo garantidor FGO no crédito rural em apoio ao Rio Grande do Sul
29 de novembro de 2024
Sicredi discute financiamento de baixo carbono na COP 29 no Azerbaijão
28 de novembro de 2024
Cresol participa de painel sobre finanças sustentáveis na COP 29
28 de novembro de 2024
ABDE participa da 14ª edição do Encontro Nacional de Indústria
27 de novembro de 2024