publicações-rumo

Publicações

Notícias


Agências de Fomento se reúnem com o Banco Central

31 de maio de 2014

Presidentes e executivos das Agências de Fomento associadas à ABDE se reuniram na última quinta-feira (29/05) na sede do Banco Central, em Brasília, para debater com representantes do BC os avanços e gargalos das agências, bem como as propostas de mudanças na regulação dessas instituições.

O Banco Central esteve representado pelo chefe do Departamento de Regulação, Sérgio Odilon, que participou do encontro junto com sua equipe e técnicos de outras áreas do banco. O presidente da ABDE, Carlos Henrique Horn, fez uma apresentação sobre o Sistema Nacional de Fomento e as perspectivas de ampliação do fomento ao desenvolvimento. Horn também reapresentou ao BC, de forma resumida, as propostas do segmento, enviadas à instituição no ano passado.

Representantes das agências, sediadas em todas as regiões do país, debateram o potencial, os gargalos e os grandes desafios para o crescimento do segmento. As modalidades operadas pelas instituições também foram apresentadas, com destaque para a inovação, o financiamento ao setor público e à infraestrutura, e o papel social do microcrédito. As apresentações se seguiram com a fala de importantes parceiros das agências, representados pelo BNDES, a Finep e o BID.

Ao fim do encontro, a ABDE entregou ao Banco Central o documento “Cenário e Perspectivas das Agências de Fomento”, um relatório elaborado pela equipe técnica da Associação, a partir da consolidação de dados enviados pelas associações, que permite traçar um diagnóstico das agências de fomento brasileiras. O BC reafirmou a importância do seminário e mostrou disposição para prosseguir no diálogo e negociação com as instituições.

Esta semana, será a vez dos presidentes dos Bancos de Desenvolvimento serem recebidos pelo Banco Central.

Mais notícias