publicações-rumo

Publicações

Notícias


Agência de Fomento de Tocantins cria programa para equalizar taxas de juros e estimular a economia

Agência de Fomento de Tocantins cria programa para equalizar taxas de juros e estimular a economia

10 de fevereiro de 2023

A Agência de Fomento do Tocantins lançou e disponibilizou a partir desta sexta-feira, 03, o programa “Crédito Acessível” para equalização de taxas de juros. Direcionado a atender, especialmente, os empreendedores do Estado do Tocantins, com taxas de juros mais acessíveis, maiores prazos para pagamento e de carência, serão ofertadas condições mais favoráveis para o impulsionamento dos negócios. A equalização equivale, portanto, ao pagamento do diferencial entre as taxas de juros cobradas no mercado financeiro e as taxas pagas pelo tomador final. Na prática, trata-se de um bônus – caso o cliente mantenha a parcela em dia – em que os recursos aportados na Fomento, permitem que o tomador do empréstimo pague apenas 1,5% ao mês.

A intenção do poder público, ao subsidiar as taxas de juros, é propiciar incentivos financeiros aos vários segmentos comerciais de mercado, com a finalidade de evitar desempregos, alavancar a economia, além de aumentar as possibilidades de renda dos empreendedores. O microcrédito está definido em até R$ 30 mil, com até (03) meses de carência e até (48) meses de prazo para pagar. Já as demais linhas de crédito – até R$ 100 mil – em até (60) meses para pagar, com até (04) meses de carência. Ambos são destinados a empreendedores estabelecidos no Tocantins, na linha de comércio e serviços, indústrias, mobilidade urbana e, também, para profissionais liberais.

A presidente da Agência de Fomento, Denise Rocha, destaca que o programa objetiva facilitar o crédito aos empreendedores. “Devido a necessidade de impulsionar a economia tocantinense, que não têm acesso facilitado ao crédito em outras instituições, esse recurso vem para facilitar. Por isso o governador  determinou à Fomento que fizesse todos os esforços para a criação de um programa com juros subsidiados, que fomentasse o desenvolvimento do empreendedorismo no Estado. O Conselho de Desenvolvimento nos apoiou e iremos atender utilizando recursos do FDES/TO – Fundo de Desenvolvimento Econômico e Sustentável do Tocantins, permitindo que a taxa final não ultrapasse 1,5% ao mês”, pontuou a gestora.

 

 

Mais notícias