Notícias

Agência de Empreendedorismo está entre os órgãos selecionados para a capacitação “Agentes Digitais”
27 de junho de 2025
A Agência de Empreendedorismo de Pernambuco (AGE) foi destaque no programa “Agentes Digitais”, da Secretaria de Administração do Estado (SAD). O trabalho realizado em conjunto pelas equipes da Superintendência de Tecnologia da Informação e das Gerências de Pequenos Negócios e de Planejamento de Dados recebeu o reconhecimento dos examinadores.
A ideia desta iniciativa da SAD é capacitar e mentorar times de servidores, visando transformar o serviço público e oferecer à população soluções inovadoras, assim como, novas estruturas de dados para os órgãos que compõem a estrutura governamental.
Com foco na modernização e digitalização de processos, os resultados devem acelerar a modernização do Governo de Pernambuco e potencializar o protagonismo dos servidores públicos na entrega de serviços mais eficientes e acessíveis aos pernambucanos. Por meio da sua Secretaria Executiva de Transformação Digital (SETD), a SAD coordena o projeto que é tocado em parceria com a Universidade de Pernambuco (UPE) e a Escola de Governo da Administração Pública de Pernambuco (Egape).
Após a etapa piloto, encerrada em dezembro de 2024, que contou com a participação de 16 órgãos, a AGE se classificou para o segundo ciclo e, por fim, marcou presença no TOP 5 – cinco instituições mais bem colocadas. Jonathas dos Santos (programador), Caio da Silva (Gerente de Planejamento de Dados) e Fábio Dourado (Gerente de Pequenos Negócios) formaram o time capacitado em metodologias que habilitam o desenvolvendo ágil de protótipos e soluções digitais para aprimorar processos públicos.
“Atualmente, etapas operacionais como simulações, solicitação de crédito, acompanhamento do processo e emissão de boletos ainda são realizadas manualmente”, explicou Caio da Silva. O gestor disse ainda que as consequências envolvem risco de erros humanos, retrabalho, aumento do tempo para liberação do crédito, insatisfação dos clientes e inadimplência.
O “Portal do Cliente AGE” está sendo pensado para devolver agilidade à operação e autonomia empreendedor. A versão inovadora vai apresentar as seguintes funcionalidades: download de segunda via de boletos, simulação de crédito com calculadora integrada, acompanhamento de solicitações em tempo real e emissão de segunda via de contratos. Até o primeiro semestre de 2023, as informações eram escritas a punho. A partir da primeira versão do PróAGE, foram instaurados diversos avanços, como crachá digital, além de consultas ao SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) e ao Banco Central.
A redução de 50% no tempo estimado para a liberação do crédito, a diminuição de filas, sobrecarga no atendimento e a autonomia para o cliente são os principais ganhos. “A gente saiu do formato manual, mas ainda temos muitos gargalos nos processos da AGE que geram ouvidoria e insatisfação de clientes”, pontuou o gerente de Planejamento, Caio Silva.
Fonte: Ascom/AGE
CAIXA destinará R$ 3,5 bilhões para recuperar áreas degradadas
26 de setembro de 2025
Badespi leva Caravana de crédito e orientação a quatro municípios do Piauí em setembro
26 de setembro de 2025
No Dia da Amazônia, BNDES lança novo edital para apoiar até 6 projetos de restauração na bacia do Rio Xingu
25 de setembro de 2025
Badespi impulsiona economia do Piauí com salto histórico na concessão de crédito em agosto e planos de expansão
25 de setembro de 2025
ABDE está com oportunidade aberta para vaga de estágio na Diretoria Executiva
25 de setembro de 2025