Notícias
Afap financia portal de notícias de jovens empreendedores
28 de fevereiro de 2013
Os jovens jornalistas Abinoan Santiago, Dyepeson Martins e John Clay decidiram inovar o webjornalismo amapaense com a criação do “Portal Cotidiano”. A proposta do site de notícias foi financiado pela Agência de Fomento do Amapá (Afap), através do Crédito para Juventude (Credjuv).
Os idealizadores do portal, que tiveram seu pedido de financiamento concedido pelo Comitê de Crédito da Afap, têm 19 anos cada um e são acadêmicos do 4º semestre de Jornalismo da Universidade Federal do Amapá (Unifap).
John Clay, disse que o projeto é fruto do pensamento de jovens jornalistas que buscam seu espaço no mercado de trabalho através de atitudes inovadoras.
Por sua vez, Dyepeson Martins enfatiza que eles conseguiram enxergar uma lacuna no segmento de portais de notícias no Estado. “Tivemos a ideia de mudar a realidade dos portais de notícias do Amapá e isso também é uma alternativa, já que o mercado de trabalho é concorrido e resolvemos montar nosso próprio negócio”, declarou o empreendedor.
Abinoan Santiago destacou qual foi o papel da Agência na realização desse projeto. “A Afap, através do Crédito para a Juventude, nos ajudou 100% em relação a equipamento e estrutura física. Mas também vale ressaltar a nossa força de vontade de realizar o projeto, já que tínhamos a ideia e a Afap ajudou a dar o pontapé inicial”, explicou.
Sônia Rodrigues, gerente do Projeto Crédito para a Juventude, considerou que a proposta de um portal de notícias foi uma das mais diferentes recebidas pelo Comitê até o momento. “O Portal foi um dos ramos de empreendimentos mais diferentes recebidos pelo Crédito para a Juventude até agora. Acreditamos que é inovador e os três jovens falam com bastante propriedade e conhecimento sobre o assunto, então eles têm tudo para dar certo”, reforçou.
Credjuv – O Crédito para a Juventude foi criado em 2009 pelo então deputado estadual Camilo Capiberibe, hoje governador do Amapá. O programa tem o intuito principal de fomentar as atividades econômicas, facilitando assim a criação, crescimento e consolidação de empreendimentos geridos por jovens.
Com crédito de R$ 1 mil a R$ 10 mil, o programa atende um público na faixa etária de 18 a 29 anos, mas também pode contemplar jovens a partir de 16 anos, desde que emancipados legalmente. Os prazos são de até 60 meses, com carência de 12 meses, de acordo com a viabilidade de cada empreendimento contido no plano de negócio.
O grande diferencial do Crédito para a Juventude é quanto à administração ou cobrança dos juros, que são de 2,5%, mas que pode chegar a 0,5% se o jovem mantiver seus pagamentos em dia.
Dessa forma, o Credjuv se enquadra em um dos principais objetivos das agências de fomento, que é de fomentar o desenvolvimento econômico através da oferta de crédito a setores e modalidades que os bancos privados não têm interesses, dados os maiores riscos e menores rentabilidades.
Fonte: Assessoria de Comunicação/ Afap
Fonto: Agência Amapá de Notícias
Sicredi discute financiamento de baixo carbono na COP 29 no Azerbaijão
28 de novembro de 2024
Cresol participa de painel sobre finanças sustentáveis na COP 29
28 de novembro de 2024
ABDE participa da 14ª edição do Encontro Nacional de Indústria
27 de novembro de 2024
BRDE no Paraná firma primeiro contrato com recursos de Letras de Crédito do Agronegócio
27 de novembro de 2024