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ABDE seleciona analista para gerência de Relações Institucionais e Operações
8 de maio de 2024
A Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE) entidade que reúne 33 Instituições Financeiras de Desenvolvimento de todo o Brasil que compõem o Sistema Nacional de Fomento (SNF), procura profissional para ocupar o cargo de Analista Técnico na gerência de Relações Institucionais e Operações (GEROP) da Associação. No exercício desta função, o perfil selecionado deverá integrar a equipe técnica da ABDE, executando conjuntamente as seguintes atividades:
- Estudar e atender às demandas das instituições financeiras associadas referentes à atividade de fomento ao desenvolvimento, principalmente questões ligadas à temática de concessão de financiamento de longo prazo; instrumentos financeiros, programas de fomento, boas práticas do sistema público de fomento e finanças sustentáveis;
- Formular propostas e acompanhar projetos para fortalecimento das instituições financeiras de desenvolvimento;
- Organizar e promover atividades com vistas à integração, atualização e desenvolvimento dos profissionais das instituições financeiras, promovendo o compartilhamento de conhecimentos e competências, visando à formulação e execução de políticas públicas de financiamento;
- Mapear e disseminar as melhores práticas das áreas de atuação das Instituições Financeiras de Desenvolvimento;
- Analisar dados econômico-financeiros do Sistema Financeiro Nacional, em especial das instituições associadas à ABDE;
- Organizar e promover a participação em reuniões técnicas com diversos atores de interesse do Sistema, além de workshops, fóruns nacionais e internacionais de interesse dos Associados.
- Colaborar na coordenação da rede de parcerias que congrega entidades, especialistas e profissionais experientes do Brasil e do exterior para o compartilhamento de conhecimentos e competências, visando à formulação e execução de políticas públicas de financiamento;
- Atender às demandas do corpo técnico das instituições financeiras no que tange à execução das atividades operacionais relativas à concessão do crédito ou utilização de instrumentos financeiros, promovendo o intercâmbio de informações sobre boas práticas e regulação existente
- promover a articulação com diversos gestores públicos, atores da sociedade civil e instituições governamentais para o fortalecimento da imagem do Sistema Nacional de Fomento e o posicionamento da Associação como ator-chave na formulação de política públicas que promovam o desenvolvimento sustentável;
- Participar de debates de formulação de programas e políticas públicas no âmbito das estratégias de relações governamentais;
Requisitos e Habilidades Necessárias:
- Formação em nível superior, preferência em economia, administração, ciências contábeis ou áreas correlatas.
- Conhecimento de temas relacionados ao desenvolvimento econômico e social, em especial temáticas ligadas ao Sistema Financeiro Nacional;
- Conhecimento da regulação financeira, concessão de financiamento, análise de projetos, formatação de programa de fomento ao desenvolvimento econômico, administração de fundos, produtos financeiros ou qualquer atividade ligada à concessão de financiamento de longo prazo ou ao desenvolvimento de programas de fomento ao desenvolvimento econômico.
- Experiência em acompanhamento de projetos; análises econômico-financeiras; desenvolvimento de termos de referência para contratação de estudos e serviços e/ou no acompanhamento e gestão de projetos.
- Boa comunicação interpessoal;
- Excelente redação;
- Domínio do pacote Office;
Requisitos Desejáveis:
- Fluência (oral e escrita) em inglês e/ou outros idiomas.
- Pós-graduação em áreas como: economia, políticas públicas, estratégia de negócios, finanças, desenvolvimento sustentável, políticas climáticas, finanças sustentáveis, estruturação de projetos, ou áreas afins;
- Familiaridade com os conceitos, abordagens e informações básicas:
- a respeito do Sistema Nacional de Fomento e de seus integrantes, com ênfase nas questões;
- as principais agendas globais de desenvolvimento, em particular as questões relacionadas a sustentabilidade e finanças sustentáveis;
- os processos, discussões e os estudos de desenvolvimento social e econômico.
Local de Trabalho: o analista selecionado será alocado no escritório da ABDE na cidade de Brasília/DF e trabalhará em regime híbrido, podendo exercer suas funções fora do escritório em alguns dias da semana. O regime deverá ser acordado com o superior imediato (gerente). No regime de trabalho virtual, o analista poderá ser solicitado para encontros presenciais com a equipe e/ou participação e acompanhamento dos projetos pilotos em instituições associadas da ABDE.
Vantagens e Remuneração
– Remuneração competitiva e alinhada com o mercado.
– Plano de saúde com cobertura nacional, extensivo para dependentes (filhos e cônjuge);
– Plano odontológico com cobertura nacional, para titular e extensivo dependentes;
– Vale refeição ou alimentação sem desconto;
– Seguro de vida.
Processo seletivo:
– Análise de currículo;
– Entrevistas;
– Teste de habilidades.
Para candidatura:
O envio do currículo deve ser feito para gerop@abde.org.br até a data limite de 17 de maio de 2024.
Na ABDE, estamos comprometidos em criar um ambiente diversificado e inclusivo de respeito mútuo. Incentivamos que mulheres, negros e indígenas, pessoas com deficiência e pessoas pertencentes à comunidade LGBTQIA+ se candidatem às nossas vagas.
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