publicações-rumo

Publicações

Notícias


ABDE recebe vice-secretária geral da Organização das Nações Unidas para debater papel do SNF na Agenda 2030

ABDE recebe vice-secretária geral da Organização das Nações Unidas para debater papel do SNF na Agenda 2030

4 de agosto de 2023

Nesta terça-feira (01/08), a Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE) recebeu a delegação da Organização das Nações Unidas (ONU), liderada pela vice-secretária-geral da ONU, Amina Jane Mohammed para reunião na sede da Associação, em Brasília. O compromisso teve como objetivo debater o papel do Sistema Nacional de Fomento (SNF) para acelerar o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), em colaboração multilateral com a ONU. 

O presidente da ABDE e da Finep, Celso Pansera, comandou o encontro, que também teve a participação do 1° vice-presidente da ABDE e diretor de Desenvolvimento Produtivo, Comércio Exterior e Inovação do BNDES, Jose Luis Gordon, da diretora da ABDE e presidente da AGN, Marcia Maia, e do vice-presidente de Governo e Sustentabilidade Empresarial do Banco do Brasil, José Ricardo Sasseron. 

“A ABDE tem desenvolvido, em conjunto com a Organizações das Nações Unidas, projetos focados na Agenda 2030, que visa deliberar e implementar os ODS junto ao SNF. Esse debate retornou com força total na pauta do governo federal, e a agenda da Associação se soma a ela. Recebemos com muita satisfação neste ambiente de retomada do protagonismo do Brasil junto à ONU, aos organismos multilaterais e ao debate de sustentabilidade”, recepcionou Pansera. 

Durante encontro, que foi apresentado as ações ligadas aos ODS realizadas pelas instituições que compõe o SNF, José Luis Gordon ressaltou a importância da parceria da ABDE com a ONU, que resultou na publicação do Plano ABDE 2030 no ano passado e na implementação da Metodologia de Integração dos ODS nas IFDs brasileiras.  

Já Marcia Maia destacou as ações e programas de financiamento da AGN focadas no microcrédito, com destaque nas que atendem mulheres empreendedoras e a população mais remota, como assentamentos agrícolas e comunidades quilombolas. Para finalizar, Sasseron comentou sobre o destaque do Banco do Brasil no investimento ao financiamento à agropecuária, agricultura familiar, sustentabilidade, energia renovável e micro e pequenos empreendedores.  

Na oportunidade, Amina ressaltou a importância do Sistema para o desenvolvimento do país. “São muito interessantes os tipos de financiamento que vocês estão realizando, especialmente, tentando trazer a agenda de desenvolvimento sustentável para todos, buscando não deixar ninguém para trás e ir até aqueles que, de alguma forma, são excluídos”, destacou. 

A comitiva da ONU presente no evento foi composta por: Amina J. Mohammed, Vice-Secretária-Geral da ONU; Silvia Rucks, Coordenadora Residente da ONU no Brasil; José Manuel Salazar-Xirinachs, Secretário Executivo da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL); Michelle Muschett, Assistente do Secretário-Geral das Nações Unidas, Administradora Assistente e Diretora do Escritório Regional para a América Latina e o Caribe do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 

Mais notícias