publicações-rumo

Publicações

Notícias


ABDE realiza workshop de Financiamento a Municípios

31 de janeiro de 2015

A ABDE realizou nesta quinta-feira (26/2), em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o workshop Financiamento a Municípios, no auditório do Instituto Nacional de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), em Brasília. O encontro teve a participação de cerca de 60 pessoas, representantes das instituições associadas à ABDE.

Na abertura do evento, o presidente do Ipea, Sergei Soares destacou a importância de o país aumentar o nível do investimento, especialmente em infraestrutura, para ampliar sua taxa de produtividade do trabalho, que tem crescido apenas 1% ao ano. Para Sergei, as instituições financeiras públicas tem papel destacado neste movimento e, por isso, é importante a parceria estabelecida entre o Ipea e a ABDE para estudar as ações que podem aumentar as taxas de investimento no país.

O secretário-executivo da ABDE, Marco Antonio Lima, agradeceu ao Ipea pela hospitalidade e falou sobre a importância de se consolidar o desenvolvimento no país, retornando às taxas de investimento de tempos passados e fortalecendo as instituições do Sistema Nacional de Fomento, com o apoio do BNDES e da Secretaria do Tesouro Nacional (STN).

Ainda na abertura, o gerente de Relacionamento e Treinamento de Agentes Financeiros do BNDES, Claudio Rabello, frisou que o banco entende que o financiamento ao setor público é de grande importância, especialmente o financiamento qualificado, o que é um grande desafio. Outro desafio, prosseguiu, é a busca da facilitação dos processos e diminuição da burocracia, para que seja garantida a qualidade das operações. Neste sentido, Rabelo frisou que o diálogo com a STN é fundamental.

Na parte da manhã, os trabalhos foram iniciados com uma palestra sobre o Manual de Instrução de Pleitos (MIP) e o Sistema da Análise da Dívida Pública, Operações de Crédito e Garantias da União, Estados e Municípios (Sadipem), ministrada por Rodrigo Guanaes Cavalcanti e Alberto Cardoso, da Gerência de Análise de Operações de Crédito da STN.

O BNDES fez uma exposição do Programa de Administração Tributária e da Gestão dos Setores Sociais Básicos (PMAT). A apresentação foi conduzida por Pedro Moreira Protasio, da área de Infraestrutura Social do banco, e pelo gerente Cláudio Rabelo.

Mais notícias