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ABDE realiza treinamento sobre gestão de risco na Finep

31 de março de 2012

Funcionários da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) participaram, nesta semana (16-18/04), de treinamento sobre gestão de risco e Basileia promovido pela ABDE. O curso, realizado a pedido da instituição, abordou temas ainda pouco explorados pelos funcionários no dia a dia da instituição. “Meu conhecimento a respeito do tema era superficial. O curso foi bem interessante, pois me fez conhecer, no detalhe, questões aprofundadas sobre os temas tratados ”, pontuou a superintendente de Crédito, Dayse da Costa, que integrou a turma com 16 funcionários da Finep e mais quatro participantes de outras instituições integrantes do Sistema Nacional de Fomento.

Para Dayse, esta primeira turma consiste em uma aproximação do corpo funcional da instituição com os aspectos regulatórios de acordos prudenciais determinados na Basileia. “Foi um primeiro encontro nosso com o assunto, e formamos uma turma pequena. Trata-se de uma abordagem inicial, mas fiquei muito feliz em ver a aplicabilidade do curso no detalhamento do crédito que estamos no caminho certo. Isso me tranquilizou”, afirmou a superintendente.

Segundo a instrutora Nayra Taís Savordelli, engenheira civil e diretora financeira da FBM Consulting, o curso serviu para uniformizar o conhecimento da equipe da Finep sobre Basileia e gestão de risco. “Como se trata de um curso muito pesado, com muitos conceitos, começamos pelos aspectos mais simples, para que ninguém ficasse perdido”, salientou Nayra, lembrando que também foi uma oportunidade de checar os processos já adotados. “Surgiram boas discussões, principalmente a respeito de temas com os quais eles têm mais relação no dia a dia, como gestão de crédito, por exemplo”.

Para a coordenadora de Treinamento da ABDE, Maressa Bessa, os cursos sob demanda são perfeitos para atender a pontos específicos. “Esse tipo de capacitação tem grande aderência às necessidades das instituições e pode ser aplicado a grandes grupos com menores custos de deslocamento”, frisa Maressa.

Ela lembra que, muitas vezes, a solicitação para o curso chega à Coordenação de Treinamento da ABDE sem estar muito bem definida. Aos poucos, é feito um desenho dos interesses do associado que irá gerar um programa de capacitação. “Conversamos com os demandantes e procuramos instrutores na temática para definirmos a ementa. A instituição avalia o que foi apresentado e só então chegamos à versão final a ser aplicada”, conta.

O ajuste fino entre as necessidades de informação e o programa do curso foi o diferencial oferecido à Finep, como ressalta Hermes Guimarães Honorato, chefe de departamento da instituição. “A Finep tem um grande desafio pela frente, que é virar uma instituição financeira e, no momento, o conhecimento sobre risco e Basileia está baseado no normativo básico. O curso reuniu funcionários de diferentes áreas para que essas pessoas já comecem a sedimentar as informações recebidas”, frisou Honorato. Para ele, foi importante a abertura de um espaço para troca de experiências, com a participação de funcionários de agências de fomento e bancos de desenvolvimento, e também uma oportunidade para se preparar para a futura transformação da Finep. “Hoje, já posso falar que podemos chegar a essa nova realidade de maneira paulatina e menos traumática”, avaliou.

No caso da Finep, explica Maressa, o curso serviu para ajudar a preparar o ambiente institucional, enriquecendo-o com informações úteis para a transformação da instituição em agência de fomento. “Quanto melhor o treinamento, mais suave é a adequação e melhores são os resultados para a equipe e o funcionamento da instituição”. A ABDE dispõe de uma agenda de cursos para o ano de 2012, mas também oferece atividades sob demanda. 

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